Tributação e cidadania pautam formação de professores

Linha de apoio
Edição do seminário teve como tema principal “Tributação e gasto público no Brasil: qual é o futuro?
Publicado em 25/05/2022 - Editado em 15/10/2024 - 10:35
teste
Professora Rosa falou sobre a tributação no país
Crédito
Gabriela Braga da Rosa/PMNH

Os professores que participam do projeto “Educação Fiscal: um assunto de escola” participaram de mais um momento de formação. Na semana passada, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo promoveu um seminário sobre a temática que busca sensibilizar a comunidade escolar para o exercício da cidadania e conscientizar sobre o papel social dos tributos. “Este é um assunto que impacta diretamente a vida de toda a sociedade. É preciso compreender este ciclo que inicia com o pagamento dos tributos e que vai resultar na prestação de serviços públicos que são utilizados por todos”, definiu a secretária de Educação, Maristela Guasselli, ao lembrar que o tema é abordado de forma constante na Rede Municipal de Ensino.

Esta edição do seminário teve como tema principal “Tributação e gasto público no Brasil: qual é o futuro?”. A palestrante foi a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutora em Economia Rosa Ângela Chieza. O encontro também promoveu a troca de experiências entre os professores, que puderam compartilhar informações sobre o trabalho que estão realizando com os estudantes nas escolas.

Abordados de forma interdisciplinar, os conceitos da educação fiscal ajudam a reforçar a escola como espaços de discussão de temas contemporâneos e que permeiam o cotidiano dos estudantes e da comunidade. Desta forma, as ações propostas pelo projeto contribuem para o desenvolvimento e a conscientização da sociedade.

Como forma de auxiliar os professores na abordagem dos temas, o projeto prevê, ao longo ano, uma série de encontros de formação com especialistas em diferentes áreas como tributação e gasto público e a relação entre Educação Fiscal e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).