Professora de Novo Hamburgo é vencedora do Prêmio Educador Nota 10

A professora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Joaninha, Cristiele Borges dos Santos é uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10, o mais importante reconhecimento da Educação Básica do Brasil. Entre os 10 vencedores de todo o país, a educação da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo apresentou o projeto “A voz das crianças: conexões que aproximam”, desenvolvido com a turma de faixa etária 2 da escola localizada no bairro Canudos. Outra professora hamburguense, Neuza Gessler, da EMEI Beija-Flor, também estava entre os 50 finalistas do prêmio que divulgou os vencedores nesta quinta-feira, 24 de fevereiro. “Nos últimos anos, a Rede de Ensino de Novo Hamburgo figura entre os destaques de premiações nacionais e até eventos internacionais. Estes feitos são motivo de orgulho para a cidade e comprovam a qualidade dos nossos professores e do trabalho desenvolvido diariamente nas escolas municipais”, comemora a secretária de Educação, Maristela Guasselli.
Na 24ª edição do Prêmio Educador Nota 10, os vencedores foram escolhidos entre cerca de 2,5 mil inscritos. A avaliação dos projetos foi realizada por especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação, além de formadores de gestores e de professores. Os vencedores receberão vale-presente no valor de R$ 15 mil.
Sobre o projeto: A voz das crianças: conexões que aproximam
Quem lida diariamente com crianças pequenas sabe que desenvolver um bom trabalho inteiramente à distância, durante a pandemia, foi um desafio enorme. Mas a professora Cristiele conseguiu uma comunicação que fez sentido e foi respeitosa com a faixa etária de 2 anos. De março de 2020 até janeiro de 2021, sua turma acompanhou o crescimento da batata doce, o que possibilitou integrar conhecimento científico, cuidado com as plantas e registros, em especial o desenho. Como a maioria das famílias só tinha o celular, as conversas e atividades aconteciam de forma individual, em duplas ou trios. O WhatsApp permitiu divulgar imagens e áudios, revelando que a linguagem oral das crianças deu um salto no período. O projeto destaca as especificidades da Educação Infantil, que envolve compreender como as crianças pensam, constroem conhecimento e se comunicam. Além disso, é um lindo exemplo de como os adultos – professoras, gestoras e famílias – podem preparar um entorno delicado e cuidadoso para que elas aprendam.