Saberes em Foco: Novo Hamburgo apresenta nova edição de revista científica

Valorizar, compartilhar e divulgar o trabalho desenvolvido pelos professores da Rede Municipal de Ensino. Foi com este objetivo que a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo lançou a primeira Revista Saberes em Foco, em 2018. O periódico que reúne artigos científicos e relatos de experiências escritos por profissionais das escolas municipais e espaços pedagógicos chegou, neste ano, à sua quarta edição. Lançada em comemoração ao Dia do Professor durante o 18º Fórum da Rede Municipal de Ensino, no último dia 15, a publicação também está disponível de forma on-line. “A revista materializa o trabalho realizado nas escolas e também representa a capacidade de reflexão e produção de conhecimento científico dos nossos professores. É um trabalho coletivo que muito nos orgulha”, comemora a secretária de Educação, Maristela Guasselli.
Produzida pela própria equipe da SMED, esta edição do periódico conta com 24 artigos distribuídos em 320 páginas e tem tiragem de 300 exemplares. Na seleção dos textos que seriam publicados, atuaram 27 pareceristas externos vinculados a universidades e secretarias de educação de outros municípios. Os artigos retratam o cotidiano da escola e da sala de aula, tendo como protagonistas os docentes e estudantes das escolas municipais. Os textos trazem resultados de pesquisas e relatos de experiências com reflexões sobre temáticas como os desafios do ensino híbrido, o uso das ferramentas tecnológicas, a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular. “Ao compartilharem seus estudos, os professores oportunizam o diálogo além da sala de aula e das escolas. Enfatizando práticas pedagógicas e a produção de conhecimentos, contribuindo para ressignificar nosso tempo e o campo da educação”, destaca Helena Sardagna, editora da revista juntamente com Saraí Schmidt.
A revista está disponível no site da SMED no endereço eletrônico https://novohamburgo.rs.gov.br/smed/revista
Projeto didático de gênero episódios de podcast - desmentindo fake news em tempos de pandemia
Adriana Cristianetti
Um educador em construção - compreendendo o acolhimento e cotidiano como currículo em tempos de pandemia
Fabiane Antunes Fortes
Aprendizagem no ensino remoto
Aline Reinheimer e Jose Kelli Reinheimer
Educação Infantil e ensino remoto: o planejamento potencializando as experiências no contexto familiar
Caroline S. R. Bender, Cristiane Heming, Franciéle da Rocha, Luana V. da Silva e Natália C. da Silva
A vida cotidiana no ensino remoto
Bianca Machado Ramos, Isabel Affonso de Freitas e Pitiere Marques
Processos de continuidade durante o isolamento em 2020: investigando sobre o cultivo de batata-doce com crianças bem pequenas
Cristiele Borges dos Santos Cardoso e Joandre Rafael Mathias
A escuta como forma de estar com as crianças: um relato de experiência no ensino remoto
Júlia Müler Stein e Letícia Weirich Schmitzhaus
Olhar atento ao planejamento para as crianças pequenas no período remoto, durante a pandemia
Aline Kreuz Bordim, Caroline de Aguiar da Cunha e Jéssica Schaarschmidt Almeida
Relato de experiência no ensino remoto na escola da infância
Letícia Weirich Schmitzhaus e Paola Winter Silveira
O uso das tecnologias para potencializar e qualificar a documentação pedagógica na Educação Infantil
Joelma da Silva Kappes e Camila Tatiane da Cunha
Limites e emoções: fios e desafios na Educação Infantil
Queila Maria Loncoski Jacobsen
Práticas cotidianas de uma equipe multidisciplinar no trabalho com bebês
Bruna Caroline Alves Machado
Mini-histórias no atendimento educacional especializado: a ressignificação das aprendizagens a partir do uso das mídias digitais
Tatiana de Souza Mello
Estudos e reflexões sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil
Mariana Soares Mattivi
Musicalização e seus protagonistas: a importância da autoria ao fazer música
Cristiane Maria Graff e Débora Regina da Silva
Grupo Respeite a Sua Dor: uma estratégia educacional que pensa o sofrimento na adolescência
Aline dos Santos Faleiro
Educação e a parceria com a sociedade civil: impactos do projeto escola da vida em escolas de Novo Hamburgo
Muriel Passini e Dionísio Felipe Hatzenberger
O empreendedorismo e o mundo do trabalho: representações sociais da EJA
Cleber Koch, Claudia H. Coutinho, Marco A. Viana Filho, Patricia Faciochi e Sheila P. de Matos
Multiplicadores ambientais no CEAES: aprendizagens, práticas e reflexões na educação ambiental e no município de Novo Hamburgo/RS
Eloise Riegel Buss e Fabiane Patrícia de Melo
Questões existenciais no currículo da escola brasileira: reflexões a partir da BNCC
Dionísio Felipe Hatzenberger e Pedro Vinícius Francisco Reisdorfer
A importância do registro escrito como recurso de aprendizagem nas aulas de matemática
Michele Dillenburg da Silva
Formação continuada e (em) comunidades de desenvolvimento profissional: unindo as pontas entre teoria e prática
Joseane Matias
Fluência leitora: uma construção necessária
Tatiana Machado Dorneles
Leitura, interação e efeito estético: a leitura literária no ensino público
Carlos Batista Bach