Escola hamburguense apresenta hoje na Semana Mundial da Educação

A experiência pedagógica de ensino remoto da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pres. Affonso Penna durante a pandemia foi escolhida para ser apresentada durante a Semana Mundial da Educação, que acontece até o final desta semana. A apresentação da única escola gaúcha entre as 100 selecionadas entre instituições de todo o mundo acontecerá hoje, 6 de outubro, às 13 horas (horário de Brasília). “É a primeira vez que escolas públicas são selecionadas, e com orgulho contemplamos que a EMEF Pres. Affonso Penna, da Rede Municipal de Ensino Novo Hamburgo é uma delas”, destaca a secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli. Para acompanhar a apresentação da experiência hamburguense, basta se inscrever gratuitamente no evento. O formulário está disponível no endereço eletrônico www.eventbrite.co.uk/e/world-education-week-2021-tickets-168167384173 .
Para a prefeita Fátima Daudt, o fato de uma escola pública hamburguense estar entre as cem selecionadas em todo o mundo demonstra o sincronismo de características distintas que se completam: a qualidade de seus professores e o comprometimento do poder público por uma educação cada vez melhor. “É empolgante ver a dedicação e o engajamento de nossos professores, que sempre buscam formas criativas e inovadoras de envolver alunos e familiares no ensino”, diz.
Realizada pela T4.education, organização mundial que fornece ferramentas, iniciativas e eventos destinados a professores, a Semana Mundial da Educação oferece uma plataforma para que escolas e organizações educacionais compartilhem histórias de sucesso que possam ser replicadas em outras localidades. “Vamos compartilhar nosso trabalho pedagógico remoto iniciado no ano passado. Foi construído de forma criativa e colaborativa, envolvendo professores, equipe diretiva e famílias”, conta a diretora da escola, Michelle Bremm.
A EXPERIÊNCIA
A escola, que tem 277 alunos da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental, utilizou a tecnologia para viabilizar uma educação envolvente mesmo na pandemia. A partir de contatos com as famílias pelo Facebook, em abril do ano passado foram criados e-mails institucionais para cada estudante, grupos de turmas no WhatsApp e instituídas turmas na plataforma Google For Education, onde os professores postavam o material e os estudantes realizavam as atividades. Com o título “A construção de protocolos pedagógicos na aprendizagem à distância”, a apresentação do case da EMEF Pres. Affonso Penna contará com a participação da diretora Michelle Bremm, da professora do Laboratório de Informática Educacional, Cláudia Moraes, da coordenadora pedagógica, Andressa Fassbinder dos Santos e da diretora de Educação da Secretaria de Educação (SMED), Raquel Becker, que será responsável pela mediação do relato.