Femictec em formato virtual será realizada em setembro

Já tem data para a Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (Femictec), que neste ano chega a sua oitava edição. Entre os dias 13 e 15 de setembro, crianças e estudantes das escolas municipais de Novo Hamburgo vão compartilhar as pesquisas científicas e investigações que estão desenvolvendo. O evento que costuma ser realizado nos pavilhões da Fenac e mobiliza cerca de 5 mil pessoas a cada edição, agora estará ainda mais acessível. A programação acontecerá de forma virtual e as apresentações poderão ser acompanhadas pelo YouTube. “A Femictec abre mais um espaço de protagonismo para as crianças e estudantes da Rede Municipal de Ensino. Cada vez mais a pergunta, a curiosidade, a investigação precisam ser estimuladas e ter espaço nas escolas. No formato virtual, adequando-se ao tempo em que vivemos, a feira possibilita a socialização das aprendizagens”, explica a diretora de Educação, Raquel Becker.
Realizada pela Secretaria de Educação (SMED), a Femictec busca estimular o interesse pela investigação e incentivar os estudantes a desenvolverem projetos de pesquisa. Ao apresentarem suas produções, seja de forma presencial ou em vídeos, como será neste ano, os pequenos têm a oportunidade de socializar e compartilhar conhecimento nas mais diversas áreas. Esta edição da feira contará com até 160 projetos distribuídos em sete categorias que abrangem Educação Infantil - creche e pré-escola, todos os anos do Ensino Fundamental e modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para os bem pequenos, as temáticas de investigação envolvem Brincar Heurístico, Relação Criança e Natureza, Luz e Sombra, Expressão Gráfica e Corpo, Movimento e Sonoridades. Já a partir da pré-escola as pesquisas podem ser desenvolvidas nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas - História e Geografia e Ensino Religioso.
Além da apresentação dos trabalhos, a Femictec realiza oficinas destinadas aos professores das escolas municipais e que serão ministradas pelas equipes dos espaços pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. “Em formato online, a Femictec vai trazer diversas atividades para o público. A ideia é aproveitar as oportunidades de compartilhar conhecimento. Teremos palestra de abertura com convidado especial, oficinas direcionadas às crianças da Educação Infantil e aos estudantes do Ensino Fundamental, palestras para estudantes e professores além das apresentações dos projetos realizados por nossos estudantes em suas escolas, tudo de forma virtual”, conta a coordenadora da feira, Adriana Roveda.
Participação da Mostratec Júnior
Todos os projetos selecionados para a Femictec serão avaliados por profissionais convidados a partir de parcerias com universidades e outras instituições. Cada categoria tem seus critérios próprios de avaliação levando em consideração cada etapa de ensino. Os trabalhos com melhor classificação receberão credencial para participar da edição deste ano da Mostratec Júnior, que acontecerá no final de outubro. Serão 10 vagas para Educação Infantil, 18 para Ensino Fundamental e duas para EJA.