Novo Hamburgo tem mais um caso confirmado de dengue
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Novo Hamburgo, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, confirma a ocorrência de mais um caso de dengue autóctone no município, totalizando três em 2020. Trata-se de um homem, de 22 anos, morador do bairro Operário, que foi atendido na UPA Centro no dia 16 de abril com sintomas compatíveis com a doença. Foi coletado material do paciente e enviado para a análise no Laboratório Central do Estado, que testou positivo.
Com a confirmação do novo caso, de acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, será realizada a Pesquisa Vetorial Especial (que é a procura da presença do Aedes aegypti em área até então sem transmissão, para evitar o contágio da doença), por meio do projeto de Prevenção e Combate à Dengue, realizado pela parceria da Prefeitura de Novo Hamburgo e a Universidade Feevale. Ainda, nesta sexta-feira, dia 24, será feita a ação de bloqueio com borrifação de inseticida via UBV costal, conhecido popularmente por “fumacê” no bairro.
Os outros dois casos de dengue confirmados no município no ano são de um homem de 28 anos, morador do bairro Canudos, e uma mulher de 39 anos, moradora do bairro Vila Nova.
Prevenção durante a pandemia
Durante o período de distanciamento social devido ao novo Coronavírus, os moradores devem aproveitar o tempo para impedirem a proliferação do mosquito. A recomendação é para a eliminação de possíveis criadouros das larvas do Aedes aegypti, pois qualquer material que possa acumular água pode se tornar um foco. A reprodução do mosquito doméstico acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas, que são colocados e distribuídos por diversos criadouros. Confira as principais orientações para a prevenção:
Cuidados dentro das casas e apartamentos
Tampe os tonéis e caixas d’água
Mantenha as calhas sempre limpas
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo
Mantenha lixeiras bem tampadas
Deixe ralos limpos e com aplicação de tela
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais
Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa
Área externa de casas e condomínios
Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem
Limpe ralos e canaletas externas
Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água
Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água
Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa
Prevenção
Utilize telas em janelas e portas
Use roupas compridas (calças e blusas) e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas
Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis
Cuidados
Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento
Não tome qualquer medicamento por conta própria