Semana da Alimentação aborda a obesidade infantil

A Semana da Alimentação Saudável, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Politica de Nutrição, iniciou na segunda-feira, dia 7. A abertura do evento ocorreu no Centro de Educação Nutricional – NUTRIR e seguiu durante a semana pelas EMEIs e EMEFs de Novo Hamburgo com a adesão ao Programa de Saúde da Escola e ao Crescer Saudável. As atividades aconteceram em parceria com o Teatro Luz e Cena, trazendo esquetes abordando a temática de forma construtiva, lúdica, educativa e cultural enfocando aspectos relacionados a prevenção da obesidade infantil para crianças de até 10 anos.
Estas atividades se aliam ao projeto Nutrição em Cena, que acontece em duas etapas: a Semana do Aleitamento Materno, em agosto e a Semana da Alimentação Saudável, em outubro. Esteve presente no evento o secretário de Saúde, Naasom Luciano, a diretora de Saúde, Maristela Saul, a coordenadora da Politica de Nutrição, Mabilda Dotto, representantes da Secretaria de Saúde e a primeira merendeira do Nutrir, Ieda Buttenbender.
Para o secretário, falar sobre alimentação saudável e orientar as crianças a cuidar desde cedo de sua saúde é muito importante. “Eu cheguei a pesar 215 kg e hoje não sinto vergonha de falar sobre isso. Pelo contrário, acho que devemos cada vez mais abordar esse assunto para que os índices de obesidade diminuam e as pessoas tenham uma vida mais leve e feliz, longe de doenças”, contou.
Naasom também agradeceu aos profissionais que estão a frente do trabalho. “Que nós possamos compartilhar o amor, o conhecimento, a alegria e os bons sentimentos por nossas crianças e jovens” ressaltou.
O QUE É O NUTRIR?
O Centro de Educação Nutricional – Nutrir, foi implantado em 1998, no Bairro Santo Afonso, junto a EMEI Favo de Mel e EMEF Arnaldo Grim. Constitui-se em um serviço de saúde especializado no município responsável pelo planejamento e operacionalização de ações na área de alimentação e nutrição segundo as diretrizes da Política Nacional de Alimentação em Nutrição/MS.
Possui espaço físico adequado para a realização de oficinas de culinária bem como a capacitação da equipe para uso desta importante ferramenta para a educação nutricional nos territórios, para que através da prática, o usuário compartilhe conhecimentos no preparo e degustação de alimentos, mudando hábitos alimentares. Portanto, a educação nutricional como fator não só curativo mas preventivo do agravamento de doenças como: deficiências de nutrientes, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, entre outras. Além disso, o Nutrir, também recebe em suas oficinas os alunos da rede municipal de educação que unem a experiência de cozinhar com a diversão lúdica nas orientações de educação alimentar e preparo de alimentos.