Fórum da RME 2018 - Regulamento

Fórum da RME 2018 - Regulamento

 

XVI Fórum da Rede Municipal de Ensino: educação e pesquisa

Secretaria de Educação de Novo Hamburgo –  23 de outubro de 2018

Critérios para submissão e apresentação de trabalhos



As submissões de trabalhos do XVI Fórum da Rede Municipal de Ensino deverão ser efetuadas no período de 18 de julho a 10 de agosto de 2018, exclusivamente online,

através do Portal da Educação, no endereço https://educacao.novohamburgo.rs.gov.br.



O resultado da seleção dos trabalhos será disponibilizado no dia 28/09/2018, no Portal da Educação.



O evento contará com duas modalidades de apresentação: comunicação oral (artigo) ou banner (resumo). A inscrição dos trabalhos deverá ser realizada no Portal da

Educação (link acima). Serão selecionados 40 trabalhos para apresentação oral e 50 trabalhos na modalidade banner. Serão organizados posteriormente os Anais do Evento, com os resumos de ambas as modalidades.



Cada   trabalho   poderá   ser   inscrito   somente   em   uma   das   modalidades (Comunicação oral ou Banner).

1 Comunicação oral de Pesquisa Científica



Nesta modalidade, poderão ser inscritos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no âmbito da Educação Básica, envolvendo a Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo, e elaborados em conformidade com as orientações descritas abaixo:



1.1 Os trabalhos inscritos na modalidade de comunicação oral devem ser acompanhados do texto (artigo), em formato word, segundo os critérios abaixo e conforme o modelo em anexo (template). Caso for selecionado, o trabalho deverá ser apresentado em, no máximo   20   minutos,   devendo   estar   à   disposição   para   perguntas,   ao   final   das apresentações.

1.2 O artigo deverá ocupar, no mínimo, cinco (05) e, no máximo, quinze (15) laudas, incluindo, resumo, texto principal, tabelas e/ou figuras. Para mais informações, consultar o modelo em anexo.

1.3 O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12 e justificado. O título deverá ser em caixa alta, negrito e centralizado. O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 no artigo e deverá ser simples no resumo do banner.

1.4 As citações bibliográficas (referências) no artigo devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas –  ABNT.  Pode-se consultar o modelo (artigo) em anexo.

1.5 Os nomes completos dos autores devem constar logo abaixo do título, alinhado à direita, informando dados institucionais e e-mail em nota de rodapé (modelo em anexo).

1.6 A seção Resumo do artigo deve ter de trezentas (300) a trezentas e cinquenta (350) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo e não conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado em parágrafo único, com no mínimo, três (3) e, no máximo, quatro (4) palavras-chave, seguindo o modelo em anexo.

1.7 A seção  Introdução  deve ser breve e conter, no máximo, oitocentas (800) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

1.8 A seção Referencial teórico precisará ter a descrição dos conceitos utilizados para a análise dos dados da pesquisa. O título pode variar de acordo com a criatividade dos autores.

1.9 A seção Metodologia  deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo.

1.10 A seção Resultados e Discussão  deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de tabelas e/ou figuras. A discussão dos resultados precisa estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

1.11 As tabelas, figuras  e/ou quadros (fotografias, gráficos, desenhos) precisam ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas em documento de texto para possibilitar possíveis correções, ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas tabelas e quadros, o título deve ficar acima e nas figuras, o título deve ficar abaixo, todos sem negrito.

1.12 A seção Considerações Finais ou Conclusões deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais (Resultados e Discussão), e com base nos objetivos e resultados.

1.13 Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor, sem abreviatura nos títulos. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula.

2 Orientações para banner



2.1 A inscrição de trabalho na modalidade banner deverá ser acompanhada do resumo, em formato Word, apresentando linguagem formal, com uso de verbos  impessoais, composto de trezentas (300) a trezentas e cinquenta (350) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Não deve conter referências bibliográficas. O resumo deve ser apresentado em parágrafo único, com no mínimo, três (3) e, no máximo, quatro (4) palavras-chave. Pode-se consultar o modelo em anexo (template). O resumo poderá ser resultado de pesquisa ou comunicar relato de experiência.

2.2 As medidas padrão do banner são: 90cm de altura x 60cm de largura, contendo informações resumidas, em forma de tópicos (evitar textos longos).

2.3 Os banners deverão ser colocados no porta-banner  até às 7h45min, no dia 23 de outubro de 2018. O material deve ficar exposto durante o evento, devendo o autor estar disponível ao lado do banner, por uma (1) hora, para possíveis contatos/questionamentos, em um horário a ser divulgado pela Comissão Organizadora. A retirada do material poderá ser feita a partir das 17h até às 17h30min do dia 23/10/18.



Comissão Organizadora do Evento