UPA Canudos recebe cadeira de rodas do Rotary Club de Novo Hamburgo

Linha de apoio
Doação faz parte da Campanha de Arrecadação de Lacres de Latas de Alumínio
Publicado em 13/08/2018 - Editado em 15/10/2024 - 10:30
Em um corredor, seis pessoas em pé com a cadeira de rodas na frente
Cadeira de rodas doada já está em uso na UPA Canudos
Crédito
Márcia Greiner

Para muitos era lenda urbana, outros já tinham ouvido falar. Mas é verdade mesmo. Os lacres de latas de alumínio se transformam em solidariedade, sentimento que é velho conhecido dos rotarianos. Nesta segunda-feira, 13, representantes do Rotary Club de Novo Hamburgo entregaram uma cadeira de rodas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos, a segunda num espaço de dois anos e que é resultado da Campanha de Arrecadação de 100 quilos de Lacres na unidade de saúde, contribuição vinda da comunidade.

“Só temos que agradecer estes belos exemplos. Cada vez mais entidades e a comunidade abraçam a saúde e nosso Hospital”, comenta Rafaga Fontoura, diretor-presidente da Fundação Saúde Pública de Novo Hamburgo, que recebeu a doação dos rotarianos Marcio De Negri, Lineu Hardessem e Roberto Severo.

Segundo a coordenadora da UPA Canudos, a enfermeira Miriam Lehmann, a primeira cadeira de rodas está em uso pelos pacientes desde a doação em 2016. “Quando pensamos na quantidade de 100 quilos parece muito, algo tão distante, mas não é. Com a contribuição de todos atingimos o objetivo proposto”, afirma Miriam, já abrindo uma nova campanha de arrecadação e fazendo um chamamento à população para participarem. É só ir guardando os lacres em sacolas, garrafas plásticas, caixas e depois entregar na UPA, localizada na rua Bartolomeu de Gusmão, 12.

Quando se atinge a quantidade suficiente, o Rotary Club de Novo Hamburgo encaminha o material a uma empresa de reciclagem que em troca fornece a cadeira de rodas. A solidariedade também produz sustentabilidade, pois com o reaproveitamento do material são fabricados outros produtos, ao mesmo tempo que combate o descarte do metal no meio ambiente. Também participou da entrega o doutor José Augusto Prola.