Município recebe 17 novos médicos

Publicada em 17/04/2014 - Atualizada em 17/10/2024
2014-04-17-SMS-17 Médicos (4) – O prefeito Luis Lauermann saudou os novos médicos. - Foto: Guillermo Aboal
A Prefeitura de Novo Hamburgo recebeu na tarde de quinta-feira, 17 de abril, mais 17 médicos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. O prefeito Luis Lauermann, acompanhado do secretário da Saúde, Luís Carlos Bolzan, fez a recepção dos profissionais que reforçam as equipes de atenção básica do Município. O encontro ocorreu no gabinete do Prefeito, no 9º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry. “Este é um momento importante, pois estamos qualificando ainda mais o número de médicos que atende a nossa comunidade. Atualmente só ficamos atrás de Porto Alegre, em números de médicos deste programa. Novo Hamburgo está novamente dando um salto de qualidade na área da saúde”, descreveu Lauermann.

Atualmente o Município conta com 23 estrangeiros atuando na rede de saúde. Com a chegada deste novo grupo, serão 40 profissionais do programa Mais Médicos, e a expectativa é de que esse número aumente ainda mais até final do ano. Para o secretário de Saúde do Município, o programa tem sido exitoso na cidade. “Temos um recorte muito positivo da aprovação da comunidade para com os novos médicos e com certeza teremos novamente uma melhoria muito grande nos atendimentos e na prevenção, possibilitando mais saúde para todos”, citou. Os novos profissionais ampliarão também o número de Equipes de Saúde da Família (ESF). Atualmente são 35 ESFs distribuídas em toda a cidade.

Cerimonia em Porto Alegre contou com a presença do ministro

Entre os novos médicos, 13 são cubanos, 2 são uruguaios, 1 é brasileiro e 1 é argentino. Esta é a quinta fase do programa Mais Médicos, e, em todas elas, Novo Hamburgo recebeu profissionais. Ainda na quinta-feira, 17, pela manhã, os médicos foram apresentados na Capital, durante evento de recepção, que contou com a presença dos médicos selecionados para a região, do governador Tarso Genro, do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, e prefeitos e secretários de saúde de diversas cidades do Estado.

Ansiosos, os profissionais estrangeiros receberam as orientações referentes a como será a chegada a Novo Hamburgo e as questões de hospedagem, encaminhamento dos registros e das capacitações que eles receberão. “Queremos que eles sintam esta alegria que temos e a expectativa positiva da comunidade e da Administração em recebê-los em nossa cidade. Com o Mais Médicos, estamos fortalecendo a prática clínica e ampliando o vínculo do cidadão com o profissional, estamos fazendo uma revolução solidária”, argumenta Lauermann.

Médicos receberam em mãos os registros profissionais

Os profissionais Miladys Leiva Acosta, Angel Gonzalez Ortega e Yovani Duarte Adames, médicos atualmente trabalhando em Novo Hamburgo, foram os primeiros no País a receber a carteira profissional emitida pelo Ministério da Saúde.

Pesquisa atinge 98% de aprovação dos médicos estrangeiros

A comunidade de Novo Hamburgo aprovou o programa Mais Médicos e o atendimento por parte dos profissionais estrangeiros. Em pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Ouvidoria Municipal do SUS, 98% da população entrevistada considerou o atendimento muito bom. As entrevistas foram realizadas na UBS Liberdade, UBS Kraemer, UBS São Jorge, USF Lomba Grande, USF Iguaçu e USF Getúlio Vargas, entre os dias 16/01 à 30/01 deste ano, com 105 pacientes.