Município recebe 17 novos médicos
Atualmente o Município conta com 23 estrangeiros atuando na rede de saúde. Com a chegada deste novo grupo, serão 40 profissionais do programa Mais Médicos, e a expectativa é de que esse número aumente ainda mais até final do ano. Para o secretário de Saúde do Município, o programa tem sido exitoso na cidade. “Temos um recorte muito positivo da aprovação da comunidade para com os novos médicos e com certeza teremos novamente uma melhoria muito grande nos atendimentos e na prevenção, possibilitando mais saúde para todos”, citou. Os novos profissionais ampliarão também o número de Equipes de Saúde da Família (ESF). Atualmente são 35 ESFs distribuídas em toda a cidade.
Cerimonia em Porto Alegre contou com a presença do ministro
Entre os novos médicos, 13 são cubanos, 2 são uruguaios, 1 é brasileiro e 1 é argentino. Esta é a quinta fase do programa Mais Médicos, e, em todas elas, Novo Hamburgo recebeu profissionais. Ainda na quinta-feira, 17, pela manhã, os médicos foram apresentados na Capital, durante evento de recepção, que contou com a presença dos médicos selecionados para a região, do governador Tarso Genro, do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, e prefeitos e secretários de saúde de diversas cidades do Estado.
Ansiosos, os profissionais estrangeiros receberam as orientações referentes a como será a chegada a Novo Hamburgo e as questões de hospedagem, encaminhamento dos registros e das capacitações que eles receberão. “Queremos que eles sintam esta alegria que temos e a expectativa positiva da comunidade e da Administração em recebê-los em nossa cidade. Com o Mais Médicos, estamos fortalecendo a prática clínica e ampliando o vínculo do cidadão com o profissional, estamos fazendo uma revolução solidária”, argumenta Lauermann.
Médicos receberam em mãos os registros profissionais
Os profissionais Miladys Leiva Acosta, Angel Gonzalez Ortega e Yovani Duarte Adames, médicos atualmente trabalhando em Novo Hamburgo, foram os primeiros no País a receber a carteira profissional emitida pelo Ministério da Saúde.
Pesquisa atinge 98% de aprovação dos médicos estrangeiros
A comunidade de Novo Hamburgo aprovou o programa Mais Médicos e o atendimento por parte dos profissionais estrangeiros. Em pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Ouvidoria Municipal do SUS, 98% da população entrevistada considerou o atendimento muito bom. As entrevistas foram realizadas na UBS Liberdade, UBS Kraemer, UBS São Jorge, USF Lomba Grande, USF Iguaçu e USF Getúlio Vargas, entre os dias 16/01 à 30/01 deste ano, com 105 pacientes.