Vacinação contra o HPV continua até dia 10 de abril
Novo Hamburgo alcançou 66,54% da cobertura de vacinas na Campanha contra o HPV. Ao todo, 3.897 adolescentes já receberam a primeira etapa da imunização, que continuará sendo aplicada nas escolas da cidade pelas equipes da Prefeitura e da Secretaria de Saúde (SMS) até o dia 10 de abril. No sábado, dia 29 de março, uma grande mobilização ocorreu em todas as unidades de saúde do Município, agregando atividades de conscientização, informação, cultura e entretenimento. A meta da SMS é vacinar até 5.857 meninas.
Conforme o secretário de Saúde, Luís Carlos Bolzan, o Dia D foi um dia de conscientização e visibilidade para a campanha nacional. “Queremos chamar a atenção para a importância desta ação e também ressaltar a prevenção de outras doenças sexualmente transmissíveis”, aponta. Durante o sábado, equipes de adolescentes multiplicadoras estiveram nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do bairro Rondônia, Morada dos Eucaliptos e Vila Palmeira, auxiliando na campanha. Essas unidades também receberam atividades culturais como apresentações musicais, Djs, rappers e grafiteiros, que renovaram as fachadas e deram mais cor aos postos de saúde. “Esse foi um trabalho voluntário e que chamou muita atenção”, descreveu a coordenadora da Saúde do Adolescente e coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Kity Schuler. Junto do grupo de adolescentes multiplicadoras, a coordenadora prestigiou o trabalho do grafiteiro Deivide Feijó de Abreu, e também do rapper Posmaninho, na USF Morada dos Eucaliptos, no bairro Canudos. A primeira-dama, Jorgia Seibel, e a diretora de Saúde, Rosa Leaes, também visitaram as unidades durante todo o dia D, quando 73 adolescentes foram vacinadas.
Escolas continuarão recebendo a vacina
Até o dia 10 de abril as equipes da Secretaria de Saúde (SMS) continuarão com o trabalho de imunização e combate ao HPV. Nos próximos dias as escolas que receberão a campanha itinerante serão: Fundação Evangélica (segunda-feira, dia 31, no turno da manhã), Escola Estadual Maria das Neves Petry e Escola Municipal Getúlio Vargas (terça-feira, dia 1º de abril, nos turnos da manhã e tarde), Escola Municipal Ana Neri (quarta-feira, dia 2 de abril, manhã e tarde), Escola Estadual Alberto Pasqualini (quinta-feira, dia 3 de abril, turno da tarde) e a Escola Estadual Lepoldo Petry (sexta-feira, dia 4 de abril, manhã e tarde).
Sobre o Papiloma Vírus Humano
O papiloma vírus humano está associado com ocorrência de neoplasias malignas do trato genital e com verrugas genitais e cutâneas. Os tipos virais de maior risco para desenvolver câncer são HPV 16 e 18, sendo responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, enquanto os HPV 6 e 11 estão associados a até 90% das lesões anogenitais. A vacina a ser administrada é composta por esses quatro sorotipos. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Estima-se que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo papiloma vírus humano.
A população alvo da vacinação é composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos no ano da introdução da vacina (2014), na faixa etária de 9 a 11 anos no segundo ano de introdução da vacina (2015) e de 9 anos de idade no terceiro ano em diante (2016). A vacinação consiste na administração de três doses, com esquema vacinal 0, 6 e 60 meses (esquema estendido). A administração da primeira dose se iniciará no mês de março de 2014.