Sábado é o Dia D no combate ao HPV

Publicada em 27/03/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Vacinação contra o HPV na Escola Sinodal da Paz. - Foto: Bruna Klassmann

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), realizará neste sábado, dia 29 de março, o dia “D de vacinação contra o HPV” em Novo Hamburgo. A ação acontecerá em todas as unidades de saúde do Município, das 8h às 17h. Conforme o prefeito Luis Lauermann, a campanha é um processo de prevenção contra o câncer de colo de útero. “O Brasil passa a incorporar essa vacina no calendário de vacinação das meninas, aumentando essa faixa de ação nos próximos anos”, aponta. Segundo o responsável pelo setor de imunizações da SMS, Edson Luis da Silva, esse dia será uma oportunidade para as mães levarem suas filhas para a vacinação. “Durante esse dia, nós queremos que todas aquelas crianças que não se vacinaram ou não irão se vacinar nas suas escolas, compareçam nas unidades de saúde acompanhadas de seus pais ou responsáveis”, salienta. Durante o sábado, algumas unidades terão atividades especiais, como na USF Morada dos Eucaliptos, com grafitagem e música ao vivo na parte da manhã. Outras terão pintura de unha, orientações aos adolescentes e brechó solidário (consulte a programação abaixo).

Com o objetivo de vacinar 5.857 meninas de 11 a 13 anos, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), permanece visitando as escolas do Município reforçando a Campanha Nacional de Combate ao HPV. A campanha de combate ao Papiloma Vírus Humano (HPV) promove a vacinação exclusivamente para o público feminino adolescente e pré-adolescente. Segundo dados da SMS, já foram vacinadas em Novo Hamburgo, 2.466 adolescentes, chegando a 42,10% do público-alvo.

Sobre o Papiloma Vírus Humano

O papiloma vírus humano está associado com ocorrência de neoplasias malignas do trato genital e com verrugas genitais e cutâneas. Os tipos virais de maior risco para desenvolver câncer são HPV 16 e 18, sendo responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, enquanto os HPV 6 e 11 estão associados a até 90% das lesões anogenitais. A vacina a ser administrada é composta por esses quatro sorotipos. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Estima-se que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo papiloma vírus humano.

A população alvo da vacinação é composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos no ano da introdução da vacina (2014), na faixa etária de 9 a 11 anos no segundo ano de introdução da vacina (2015) e de 9 anos de idade no terceiro ano em diante (2016). A vacinação consiste na administração de três doses, com esquema vacinal 0, 6 e 60 meses (esquema estendido). A administração da primeira dose se iniciará no mês de março de 2014.

Atividades e pontos de vacinação do Dia D contra o HPV

Sábado, dia 29 de março de 2014

- Casa de Vacinas (Avenida Coronel Frederico Linck, 900 – bairro Rio Branco)

- Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Rua Major Luiz Bender, 245 – Centro)

- UBS Canudos (Rua Sílvio Gilberto Christmann, 1451 – bairro Canudos)

- UBS Kraemer (Rua Américo Vespúcio, sem número – bairro São Jorge)

- UBS Liberdade (Rua Kurt Wacker, 14 – bairro Liberdade)

- UBS Primavera (Rua Boa Saúde, 618 – bairro Primavera)

- UBS Redentora (Rua Tamoio, 585 – bairro São Jorge)

- UBS Rincão (Rua Teobaldo Nicolau Bauer, 15 – bairro Rincão)

- UBS Santo Afonso (Avenida Pedro Adams Filho, 1229 – bairro Santo Afonso)

- UBS São Jorge (Rua Jabuti, 308 – bairro São Jorge)

- USF Boa Saúde (Avenida Floresta, 450 – bairro Boa Saúde): 18 profissionais trabalhando. Atividades especiais: vacinação HPV, sala de espera com orientação da equipe enfermagem para adolescentes, avaliação de nutricionista e atendimento médico específico ao adolescente.

- USF Getúlio Vargas (Rua Bruno Werner Storck, 147 – bairro Canudos)

- USF Guarani (Rua Demétrio Ribeiro, 1089 – bairro Guarani) 8 profissionais trabalhando. Atividades especiais: vacinação HPV, teste rápido de sífilis e HIV com agendamento prévio.

- USF Iguaçu (Rua dos Professores, 110 – bairro Canudos): 7 profissionais trabalhando. Atividades especiais: vacinação HPV e teste rápido de sífilis.

- USF Kephas (Rua Bernardo Ludwig, 196 – bairro Diehl): 10 profissionais trabalhando. Atividades especiais: vacinação HPV e coleta de pré-câncer.

- USF Lomba Grande (Rua Victor Thiesen, 125 – bairro Lomba Grande)

- USF Morada dos Eucaliptos (Rua Octavio Oscar Bender, 1000 – bairro Canudos): 25 profissionais trabalhando. Atividades especiais: vacinação HPV, grafitagem, música ao vivo na parte da manhã com cantor de rap e grupo de multiplicadores adolescentes.

- USF Mundo Novo (Rua João Nunes da Silva, 33 – bairro Canudos): 14 profissionais trabalhando. Atividades especiais: vacinação HPV, sala de espera com orientações, pintura de unha e aplicação de flúor nos adolescentes.

- USF Petrópolis (Rua Luxemburgo, 1570 – bairro Petrópolis): 4 profissionais trabalhando.

- USF Rondônia (Rua Bahia, 450 – bairro Rondônia): 14 profissionais trabalhando. Atividades especiais: vacinação HPV, grafitagem, Roda de Conversa, grupo de multiplicadores adolescentes e música ao vivo na parte da manhã.

- USF Roselândia (Rua Aquarius, 133 – bairro Roselândia): 11 profissionais trabalhando. Atividades especiais: vacinação HPV, pesagem e coleta de pré-câncer.

- USF Vila Palmeira (Rua Nazaré, 215 – bairro Santo Afonso): 15 profissionais trabalhando. Atividades especiais: vacinação HPV, Brechó Solidário, Cadastro do Clube do Reginaldo e Coleta de pré-câncer com 74 mulheres cadastradas.