Novo Hamburgo automatiza emissão da conta de água

A operação do serviço traz benefícios ao cliente. A conta é entregue na hora pelo funcionário, que está apto a responder as dúvidas. Já pelo sistema antigo, o funcionário apenas lia os dados e depois voltava ao mesmo endereço para realizar a entrega. Antes a conta de água levava de 6 a 10 dias após a leitura para chegar à casa do cidadão e o funcionário tinha que ir duas vezes no mesmo endereço. Com o investimento e modernização do sistema, o cliente tem a conta em sua residência em 30 segundos, tempo que o funcionário leva para coletar a leitura e imprimir a fatura.
O serviço também reduzirá o custo com a impressão e mão de obra. Além disso, o leiturista passará a desempenhar uma nova função: relacionamento direto com o cliente. Tudo isso visa maior satisfação do cidadão. Outra vantagem é que os clientes poderão verificar na hora se há alguma incoerência quanto à leitura de hidrômetros ou se há vazamentos na rede.
Como funciona e as vantagens do novo sistema
- Com a automação do sistema, o leiturista munido de um coletor eletrônico de dados e uma impressora portátil, executa toda leitura, cálculo, emissão e entrega da conta numa única visita.
- Serão eliminados processos burocráticos, como digitação das planilhas de leitura, com consequente redução de custo, tempo e possíveis erros no lançamento de dados.
- Não será mais necessário ir até a Central de Atendimento para esclarecer dúvidas da fatura, pois os próprios leituristas podem comprovar na hora que a leitura efetuada está coerente com o consumo médio e com o número indicado no relógio do hidrômetro.