Programa Segundo Tempo ainda oferece vagas

Publicada em 19/04/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Programa Segundo Tempo atende 4 mil jovens em Novo Hamburgo. - Foto: Bruna Provenzano
Quando não está na escola, o jovem Guilherme Augusto Dias da Silva, 10 anos, costuma ficar em casa vendo televisão e jogando vídeo game. No entanto, a rotina do estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ver. João Brizola é alterada nas três manhãs em que ele participa do Programa Segundo Tempo, programa do Ministério da Educação desenvolvido pela Prefeitura de Novo Hamburgo por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SMED). Nestes dias, ele troca os jogos eletrônicos pelo convívio com outras crianças e a prática de diversas atividades esportivas. Assim como Guilherme, outros 4 mil jovens do Município participam do programa. “Desde o ano passado eu participo do Segundo Tempo e adoro vir aqui, principalmente jogar futebol”, comentou o menino, que participa das atividades no núcleo do Atlético Clube Veterano, no bairro Canudos.

Ao todo são disponibilizados 40 núcleos em 23 locais diferentes da cidade, onde são praticadas modalidades esportivas como vôlei, badminton, capoeira, hapkidô, basquete, futsal, futebol de campo, xadrez e atletismo. As atividades acontecem três vezes por semana, no contraturno escolar e com orientação de monitores profissionais da área de Educação Física. O estudante também recebe lanche e uniforme. Conforme o prefeito Tarcísio Zimmermann, uma das metas da Prefeitura é fazer com que cada vez mais crianças sejam inseridas em programas de contraturno. “Isso faz com que elas tenham um atendimento especial, o que acaba melhorando o seu desempenho tanto como aluno como cidadão”, descreve. Esse mesmo objetivo destacado por Tarcísio está inserido no pacto contra a repetência escolar, divulgado no início do mês de abril.

De acordo com o secretário da SMED, Alberto Carabajal, oferecer atividades no horário contrário à aula é uma estratégia pedagógica. “Os números mostram que o índice de aprovação destas crianças é alto, além de estarem praticando atividades físicas e no convívio de outros jovens”, informa.

Inscrições:

Podem participar das atividades alunos das redes públicas de ensino (municipal e estadual) que tenham entre 6 e 18 anos. Para fazer a inscrição, os responsáveis devem comparecer em um dos núcleos para preencher uma ficha e apresentar algum documento da criança. Mesmo os jovens que já participaram do programa no ano passado devem fazer a revalidação das informações. Cada núcleo dispõe de 100 vagas, caso haja mais interessados, será feita lista de espera. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail segundotempo@novohamburgo.rs.gov.br, ou pelo telefone (51) 3594-9992, das 8 às 18 horas.