Mostra reúne trabalhos das escolas da região Norte

Promovida pela Prefeitura a partir da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), em 2012 a mostra foi descentralizada e acontecerá em seis diferentes bairros da cidade. A mudança aconteceu como forma de valorizar a relação e a troca de experiências entre alunos de escolas de um mesmo bairro e também facilitar o acesso da comunidade. O novo formato agradou à diarista Ana Paula da Conceição, 30 anos, que aproveitou a folga para acompanhar o trabalho realizado pelas filhas. “A feira na escola facilita bastante. Se fosse em outro local, seria mais complicado para eu ir”, disse, acompanhada das filhas Amanda Ferreira Caetano, 11 anos, Ana Carolaine Fogaça, 13, e Ana Júlia Fogaça, 3.
Estudantes mostram produções
A expectativa da SMED é de que mais de 4 mil pessoas acompanhem a segunda edição da Mostra Multicultural de 2012. “Temos trabalhos muito interessantes e apresentados pelos próprios alunos, que é a proposta desta atividade”, ressaltou a chefe de Gabinete da SMED, Rosane Moura. No ginásio da escola é possível encontrar trabalhos dos mais diversos temas. Há produções sobre artistas plásticos, corpo humano, meio ambiente e literatura.
Um dos estandes mostra os trabalhos produzidos pelos estudantes da própria EMEF Eugênio Nelson Ritzel inspirados no livro Lolo Barnabé, de Eva Furnari. Quem recepciona os visitantes é o aluno Gilmar Pinto, 9 anos. “Eu gostei da mostra porque tem bastante gente e eu posso mostrar o desenho que eu fiz”, comemorou. Outra atração é o Jardim da Percepção, que explora os sentidos além da visão. O evento também conta ainda com oficinas, como a Hora do Conto, além de cinema, brinquedos infláveis, recreação e apresentações artísticas. Paralelamente, a escola também sedia a Mostra de Informática Educativa, que reune trabalhos desenvolvidos nos laboratórios das escolas municipais.
Projeto Escola Integrada no Bairro
No sábado, dia 16 de junho, além da Mostra Multicultural, a EMEF Eugênio Nelson Ritzel será sede de mais uma edição do projeto Escola Integrada no Bairro. A comunidade do São José poderá aproveitar serviços e atrações culturais. Também estão programadas atividades gratuitas como corte de cabelo, massagem, brinquedos infláveis e jogos.
Calendário da Mostra Multicultural 2012:
25 e 26/05 – EMEF Arnaldo Grin – Sul (Santo Afonso, Industrial e Liberdade)
15 e 16/06 – EMEF Eugênio Nelson Ritzel – Norte (São José, São Jorge, Vila Nova e Hamburgo Velho)
06 e 07/07 – EMEF Martha Wartenberg – Leste (Canudos)
24 e 25/08 – EMEF Jorge Ewaldo Koch – Leste (Rondônia, Jardim Mauá, Ideal, Pátria Nova, Ouro Branco e Centro)
28 e 29/09 – EMEF Pres. Getúlio Vargas e EMEF Prof. Ernest Sarlet – Oeste (Rincão, Petrópolis, Boa Saúde e Primavera)
19 e 20/10 – EMEF Bento Gonçalves – Sul (Lomba Grande)