Professores participam de formação sobre música e literatura

Publicada em 30/05/2012 - Atualizada em 17/10/2024
A escritora Margarida Botelho contou o processo de criação de seus livros - Foto: Bruna Provenzano
As diversas possibilidades de utilização da música e da literatura nos primeiros anos escolares foi o tema da formação realizada na terça-feira, dia 29 de maio, pela Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Secretaria de Educação e Desporto (SMED). Reunidos na Universidade Feevale, cerca de 500 professores das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade acompanharam as atividades destinadas aos educadores que lecionam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Dividida em duas etapas, a formação foi ministrada pela escritora portuguesa Margarida Botelho e pelo professor paulista Irajá Menezes.

Desde 2011, o Município atende à resolução do Ministério da Educação que determinou a progressão continuada, ou seja, a criação de um bloco pedagógico único até o terceiro ano. Para debater questões relacionadas ao tema, foi criada uma comissão permanente que reúne representantes de diversas instituições de ensino da cidade. “A formação dos professores que trabalham nestes anos foi um dos compromissos assumidos quando se implementou a progressão continuada em Novo Hamburgo. É importante falarmos sobre as metodologias de trabalho”, explicou a gerente do Ensino Fundamental da SMED, Eliane Anselmo.

Esta foi a primeira de uma série de formações específicas para estes professores realizada neste ano. Pelo menos mais três encontros estão previstos para acontecer e debater outras áreas do conhecimento. A SMED entregará às escolas municipais de Novo Hamburgo três exemplares de livros sobre os temas debatidos na formação.

Música e literatura na sala de aula

A importância da literatura no processo de aprendizagem nos primeiros anos escolares foi a temática abordada pela escritora portuguesa Margarida Botelho, que contou o processo de criação de suas obras. A lusitana também ensinou como fazer bonecos utilizando arames e papel. Já o paulista Irajá Menezes apresentou experiências como músico e professor. O educador também mostrou exemplos práticos de como utilizar a música como ferramenta pedagógica.