Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet completa 25 anos

Publicada em 23/05/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Fundado em 22 de maio de 1987, o Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES), desenvolve projetos ligados ao Meio Ambiente e em 2012 está comemorando 25 anos de atuação. Por isso, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), realiza na sexta-feira, dia 25 de maio, às 11 horas, uma confraternização na sede da instituição, que fica na Estrada Wallahay, 1400, em Lomba Grande.

O evento contará com a participação do grupo teatral Realize, que vai desenvolver a Hora do Conto. O tema da peça será “Do aipim aos computadores”. O objetivo é mostrar que apesar das novas tecnologias, o cuidado com o Meio Ambiente ainda é necessário. Na manhã de quarta-feira, 23, o grupo fez uma breve apresentação para os servidores da Prefeitura do que será mostrado no dia 25. A Capital Nacional do Calçado sempre foi referência quando se fala em educação. E o professor Ernest Sarlet, que dá nome ao centro, foi um dos responsáveis por manter este padrão. Nascido na Bélgica em 1932, Sarlet lecionou por 50 anos em escolas e faculdades, sendo ainda um dos principais secretários de Educação de Novo Hamburgo.

Dentro das atividades comemorativas, também está previsto um bazar do Clube das Mães, com vendas de produtos coloniais. O evento terá a participação de ex-diretores, funcionários, professores, alunos participantes do projeto e familiares. Além disso, os alunos presentes vão participar de uma trilha ecológica, que vai ter 25 desafios.

O CEAES conta com quase 14 hectares. Administrado pela Prefeitura e gerenciado pela SMED, abrange toda rede municipal de ensino. A organização desenvolve projetos como a horta, jardim aromático, relógio do corpo humano, criação de mudas em estufa, trilhas interpretativas, cozinha experimental do Clube das Mães, e também a ação Cultivando Saúde, que promove a inclusão entre os alunos. Além disso, no centro de educação, também se encontra o Horto Municipal, a Agroindústria e a Associação Hamburguense de Apicultores, mais conhecida como a Casa do Mel.