Primeira Infância Melhor realiza festa de Natal para crianças

Publicada em 09/12/2013 - Atualizada em 17/10/2024
O prefeito Luis Lauermann elogiou o trabalho dos visitadores do PIM - Foto: Luis Francisco Caselani
Um dia de celebração, presentes e diversão. Foi assim a manhã do sábado, 7 de dezembro, para dezenas de crianças atendidas pelo programa Primeira Infância Melhor (PIM) em Novo Hamburgo. A festa de Natal foi realizada no Aeroclube do Município e contou com lanche comemorativo, sorteio de voos panorâmicos para as famílias e a presença do Papai Noel. O prefeito Luis Lauermann acompanhou a atividade ao lado da primeira-dama Jorgia Seibel e do secretário de Educação, Alberto Carabajal. “Se tem uma coisa que me alegra é ver esse clima natalino de solidariedade e felicidade”, salientou Lauermann.

O PIM é um programa do Governo Federal coordenado em Novo Hamburgo por um Grupo Técnico Municipal (GTM), composto pelas Secretarias de Desenvolvimento Social (SDS), Educação (SMED) e Saúde (SMS). O objetivo da iniciativa é o atendimento a gestantes e crianças de 0 a 6 anos em estado de vulnerabilidade social, que não integram a rede escolar. Lauermann elogiou os serviços realizados pelo PIM e ressaltou o esforço da Administração para a inclusão de mais crianças na rede municipal de ensino. “Este ano conquistamos a conclusão de novas escolas de educação infantil e seguiremos com esse trabalho para criarmos cada vez mais vagas para as crianças hamburguenses”, salientou.

Atualmente, 51 famílias são contempladas com os serviços do PIM, totalizando 71 crianças. O atendimento é realizado nos próprios domicílios em visitas semanais. Os profissionais organizam um indicativo para analisar o desenvolvimento das crianças conforme sua faixa etária. Para a coordenadora de saúde do GTM, Cristina Andréa Kray, o trabalho é pensado também junto aos pais e cuidadores. “Precisamos que as crianças permaneçam praticando as atividades lúdicas que propomos ao longo da semana. Nosso serviço é de prevenção e promoção de saúde, educação e cidadania”, explicou.

O visitador Cássio Terra explicou que atividades como escrita básica e desenho através da brincadeira atraem as crianças para o aprendizado. “Nós trabalhamos com exercícios específicos de acordo com a faixa etária de cada criança e suas dificuldades, preparando também para o posterior ingresso à escola”, concluiu.