Prefeitura realiza operação de guerra contra a Dengue

Publicada em 02/12/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Técnica da Coordenadoria do Convênio de Prevenção e Combate à Dengue coleta amostra de água - Foto: Caroline Costa
Na manhã de segunda-feira, dia 2 de dezembro, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio das secretarias de Saúde (SMS), e de Meio Ambiente (SEMAM), intensificaram a campanha contra o mosquitoAedes aegypti, em uma verdadeira operação de guerra. Os secretários Luís Carlos Bolzan (SMS) e Eduardo Antônio Bonato (SEMAM), juntamente com técnicos da coordenadoria do convênio de Prevenção e Combate à Dengue de Novo Hamburgo, realizaram a fiscalização em uma borracharia, um depósito de pneus, um ferro velho e em uma residência que haviam sido autuadas anteriormente. A operação faz parte de uma campanha que deverá se estender até abril de 2014.

Os locais visitados fazem parte da rota de fiscalização da SEMAM, por oferecerem local propício para o aparecimento do mosquito. A borracharia, que já havia sido autuada anteriormente, foi interditada, sendo proibida de funcionamento até que os pneus expostos na calçada e sem proteção forem recolhidos. O depósito e o ferro velho também foram autuados e os proprietários receberão uma notificação para legalizar os estabelecimentos. O dono da residência que está abandonada será localizado e notificado para que se faça uma limpeza no local. Em todos os estabelecimentos visitados, focos de mosquito da dengue foram encontrados em outras visitas.

Calor e umidade são fatores que propiciam o surgimento do Aedes aegypti

Com a chegada do calor, a proliferação de mosquito é grande, aumentando as chances de focos de mosquitos da dengue. “Com o calor e umidade as chances de proliferação do Aedes aegypti são grandes, aumentando o risco de contaminação da população, por isso a importância da intensificação da campanha de luta contra a dengue nessa época”, afirmou Bolzan. Porém, apesar de o calor e a chegada do verão serem épocas favoráveis para o mosquito se desenvolver, segundo o secretário, a prevenção deve ocorrer de forma contínua. “Para combatermos a dengue temos que focar na conscientização da população e mostrar que a questão é simples, basta manter cuidados básicos como não deixar água acumulada em pequenos reservatórios e esse cuidado deve ocorrer durante o ano todo”, explica.

Os principais índices de foco do mosquito da dengue no Município são oriundos de água parada em residências e pneus, explica Paulo Henrique Schneider, coordenador do convênio de Prevenção e Combate à dengue de Novo Hamburgo. “Entre os focos que encontramos durante a fiscalização, 32% são oriundos de pneus e 40% foram localizados em residências”, afirma.

Como evitar a proliferação do mosquito:

- Não deixe ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água.

- Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos.

- Trate a água de piscinas com cloro.

- Mantenha as garrafas vazias viradas com a boca para baixo.

- Troque a água destinada aos animais todos os dias e esfregue as paredes internas dos bebedouros pelo menos uma vez por semana.

- Não acumule pneus velhos. Se você guardar, deve furá-los ou mantê-los cobertos.

- Tampe caixas d'água, tonéis, barris e latões.

- Retire a água parada acumulada nas folhas das plantas.

- Coloque areia nos cacos de vidro dos muros. Mantenha os pratos dos vasos sem água. Escove bem para remover possíveis ovos do mosquito e encha o prato com areia.