Novo Hamburgo quer todos “Juntos na Luta Contra a Aids”

Publicada em 29/11/2013 - Atualizada em 17/10/2024
A palestrante Beatriz Pacheco posou para fotos segurando preservativos - Foto: Guillermo Aboal
A Equipe Voluntária Brasil, em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo, realizou na sexta-feira, 29 de novembro, a cerimônia oficial da campanha “Juntos na Luta contra Aids”. A iniciativa foi realizada na Praça do Imigrante, no Centro, e contou com ações educativas e informativas para quem transitava pelo local. No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids. A diretora da secretaria de Saúde (SMS), Rosa Leães, lembrou da importância da troca de informações a respeito da doença. “É fundamental a prevenção. Todos temos que nos conscientizar, pois o combate ao HIV tem que ser um trabalho coletivo. A pessoa que está infectada deve procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa e iniciar o tratamento correto”, citou, reforçando que o Município dá todo suporte necessário.

Este ano o tema da campanha é “Se o clima esquentar, não esqueça a camisinha”. Após a cerimônia oficial, ocorreu o “Papo da vez”, onde Beatriz Pacheco, portadora do vírus HIV, realizou uma conversa com adolescentes, esclarecendo dúvidas e respondendo perguntas. Durante a sua palestra, Beatriz deu alguns conselhos aos adolescentes e desmistificou alguns fatos relacionados à Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). “Quero deixar de herança para o mundo a minha história. Ninguém acredita que pode pegar Aids, até que pega”, falou. Também durante a ação, o grupo de jovens multiplicadores da SMS fez demonstrações ao público de como utilizar os preservativos, tanto masculino quanto o feminino. A jovem Miriani Dutra, 21, aderiu a campanha vestindo a camiseta de divulgação. “É muito importante o envolvimento da comunidade, em específico os adolescentes que têm muitas dúvidas sobre sexo. Este espaço deu a oportunidade deles se informarem e tirarem dúvidas”, afirmou.

Blitz da Prevenção passará por casas noturnas

No início da noite de sábado, dia 30 de novembro, e na madrugada do dia 1º de dezembro, a campanha segue na cidade, passando pelas principais casas noturnas com a Blitz da Prevenção. Agentes da Equipe Voluntária Brasil e do Programa Saúde na Escola estarão transitando, distribuindo materiais informativos e preservativos, das 21 às 2 horas.

Parceiros

As atividades propostas na Campanha “Juntos contra a Aids” têm como parceiros as secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (SMED) e Desenvolvimento Social (SDS), Gabinete da Primeira-dama, coordenadorias de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), da Juventude (CPJuventude) e de Promoção da Igualdade Racial (COMPPIR), Centro de Referência em Direitos Humanos (CDRH), Associação de Transgêneros de Novo Hamburgo, Equipe Voluntária Brasil, Grupo de Jovens Multiplicadores, Programa Saúde na Escola de Novo Hamburgo, Conselho Tutelar, ASBEM, Programa Catavida, CTA/SAE Setor de DST/AIDS, Universidade Feevale, DKT International, Preservativos Prudence e Colégio Estadual 25 de Julho.