Novo Hamburgo estimula campanha “Juntos na Luta contra a Aids”

Publicada em 28/11/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Durante a quinta-feira, dia 28 de novembro, o Centro Administrativo Leopoldo Petry recebeu o Quiosque da Prevenção. Na foto o secretário de Saúde, Luís Carlos Bolzan e as apoiadoras do evento - Foto: Guillermo Aboal
Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção contra a Aids, a Equipe Voluntária Brasil, em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo, realiza entre os dias 25 e 30 de novembro a campanha “Juntos na Luta contra a Aids”. A iniciativa contará com ações educativas e informativas, passando por diversos espaços da cidade com a Blitz da Prevenção e o Quiosque da Prevenção, além da disponibilização de testes de HIV, serviços, oficinas e divulgações (confira abaixo a programação completa).

Entre as principais ações, a Praça do Imigrante (Avenida Pedro Adams Filho, esquina com a Rua Lima e Silva), no Centro, recebe na sexta-feira, dia 29 de novembro, das 11 às 18 horas, uma programação especial. Em uma ação conjunta entre órgãos e entidades, diversos serviços estarão à disposição. Às 13h30 ocorre a cerimônia oficial da campanha, com a presença de autoridades, seguida do evento “Papo da Vez”, previsto para as 14h30, com Beatriz Pacheco, que abordará assuntos como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e suas consequências. Às 16 horas ocorre a Caminhada da Prevenção, com saída da Praça. Toda a comunidade está convidada a participar.

Dia Mundial de Combate à Aids

Dia 1º de dezembro é conhecido como o Dia Mundial de Combate à Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida). Até o final de 2010, a doença atingia 34 milhões de pessoas no mundo todo, de acordo com a divulgação do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (Unaids). Em relação à população jovem, os dados também são alarmantes: a cada cinco minutos, um jovem contrai o vírus.

Este ano, a campanha tem como tema “Se o clima esquentar, não esqueça a camisinha!”, que também será levada às redes sociais, motivando a população a instalar em suas empresas, escolas, residências e outros locais um grande laço vermelho, conhecido mundialmente como símbolo de solidariedade e luta contra a Aids.

As atividades têm como parceiros as secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (SMED) e Desenvolvimento Social (SDS), Gabinete da Primeira-dama, coordenadorias de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), da Juventude (CPJuventude) e de Promoção da Igualdade Racial (COMPPIR), Centro de Referência em Direitos Humanos (CDRH), Associação de Transgêneros de Novo Hamburgo, Equipe Voluntária Brasil, Grupo de Jovens Multiplicadores, Programa Saúde na Escola de Novo Hamburgo, Conselho Tutelar, ASBEM, Programa Catavida, CTA/SAE Setor de DST/AIDS, Universidade Feevale, DKT International, Preservativos Prudence e Colégio Estadual 25 de Julho.

Aids em Novo Hamburgo:

- Em 2013, foram realizados de janeiro até setembro 3.636 testes de HIV em Novo Hamburgo, resultando em 158 casos positivos.

- Dos 158 casos, 59 são em mulheres, 87 em homens, 1 em criança e 11 em gestantes. O Município atende 2.059 pacientes com HIV, estando 1.103 em tratamento com medicação antirretroviral.

Sobre a Equipe Voluntária Brasil

A Equipe Voluntária Brasil (EVB) é uma Organização Não Governamental fundada em 2002 cujo objetivo é sensibilizar a população para a importância da prática de relações sexuais mais seguras. A ONG é composta essencialmente por jovens com idades entre 15 e 30 anos. Durante todo o ano, a EVB realiza palestras em escolas e empresas sobre os riscos da Aids e as suas formas de prevenção.

Programação

25 de novembro a 10 de dezembro

16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

Realização: Coordenadoria da Mulher

25 a 29 de novembro

Distribuição de materiais educativos e preservativos nas Unidades de Saúde e por Agentes de Saúde durante visitas

Realização: Agentes Comunitários de Saúde

26 de novembro

Fórum em Defesa dos Direitos da Livre Orientação Sexual

Espaço Albano Hartz – 19 horas

Realização: Centro de Referência em Direitos Humanos

25 a 29 de novembro

Atividades de prevenção DST/Aids nos CAPS

Realização: Gerência de Saúde Mental

25 a 28 de novembro

Teste anti-HIV no setor de DST/AIDS

Casa de Vacinas - Av. General Osório, 868 - Hamburgo Velho – Telefone (51) 35813322

28/11 às 12 horas

Realização: SAE/CTA

28 de novembro

Quiosque da Prevenção das 8 às 14 horas

Centro Administrativo Leopoldo Petry

Realização: Equipe Voluntária Brasil e Programa Saúde na Escola

28 de novembro

Das 9h30 às 16h30

Blitz da Prevenção no Colégio Estadual 25 de Julho

Realização: Equipe Voluntária Brasil

29 de novembro

Das 10 às 21 horas

Blitz da Prevenção - Universidade Feevale

Realização: Equipe Voluntária Brasil e Feevale

29 de novembro

Das 11 às 18 horas - Praça do Imigrante

Serviços de atendimento, oficinas e divulgação:

Gabinete da Primeira Dama

Coordenadoria da Mulher

Coordenadoria da Igualdade Racial

Coordenadoria da Juventude

Centro de Referência em Direitos Humanos

Associação de Transgêneros de Novo Hamburgo

Equipe Voluntária Brasil

Grupo de Jovens Multiplicadores

Programa Saúde na Escola de Novo Hamburgo

Conselho Tutelar

ASBEM

Catavida

Setor DST/Aids com Testagem Rápida HIV

13h30 – Cerimônia Oficial

14h30 – Papo da Vez – Conversando sobre DST com a convidada especial Beatriz Pacheco.

16 horas – Caminhada da Prevenção

30 de novembro

Das 21 às 2 horas

Blitz da Prevenção em casas noturnas

Realização: Equipe Voluntária Brasil e Programa Saúde na Escola