Novo Hamburgo recebe novos profissionais para reforçar atendimento na saúde

Publicada em 02/11/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Secretário Municipal de Saúde, Luis Carlos Bolzan, recebe, em Porto Alegre, os seis médicos estrangeiros que trabalharão em Novo Hamburgo - Foto: Diogo Fernandes
Os cubanos Kendra, Mayra, Miladys, Yasel e Yovani, e a argentina Victoria, são os novos seis médicos estrangeiros selecionados na segunda fase do programa Mais Médicos, do Governo Federal, destinados à cidade de Novo Hamburgo. Na sexta-feira, 1º de novembro, eles foram apresentados ao secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Bolzan, em Porto Alegre, durante evento de recepção, que contou com a presença dos 132 médicos selecionados para a região, prefeitos e secretários de saúde de diversas cidades do estado.

Ansiosos, os profissionais estrangeiros receberam as orientações referentes a como será a chegada a Novo Hamburgo e as questões de hospedagem, encaminhamento dos registros e das capacitações que eles receberão. “Queremos que eles sintam esta alegria que temos e a expectativa positiva da comunidade e da Administração em recebê-los em nossa cidade. Com o Mais Médicos estamos fortalecendo a prática clínica e ampliando o vínculo do cidadão com o profissional”, diz Bolzan, que também é presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS).

Visita a Novo Hamburgo

A chegada dos novos médicos ocorreria no final de semana dos dias 2 e 3 de novembro, porém encerrada a atividade em Porto Alegre, o secretário Bolzan fez questão de trazê-los para a cidade. No primeiro contato, eles visitaram o Hospital Municipal e o Centro Administrativo Leopoldo Petry, onde foram recepcionados pelo prefeito Luis Lauermann. “É uma honra recebê-los em nossa cidade para ajudar numa luta tão importante. Queremos que vocês se sintam em casa”, destacou Lauermann. No gabinete os médicos se apresentaram e contaram um pouco de suas experiências. Muitos deles já realizaram outras missões de auxílio em países como Venezuela e Bolívia.

A previsão é que os registros e a familiarização com o sistema utilizado em Novo Hamburgo seja concluído até a quarta-feira, 6 de novembro. Com isso, os médicos já começarão a atender nas unidades as quais forem destinados. No dia 8 de novembro tem início a terceira fase (e última deste ano) do Mais Médicos. Os novos selecionados chegarão a Brasília nesta data e participarão, durante três semanas, da capacitação de nível federal. Na última semana de novembro os destinados ao Rio Grande do Sul chegam a Porto Alegre. Segundo Bolzan, Novo Hamburgo deverá, novamente, receber médicos do programa.

Conheça os novos médicos estrangeiros que trabalharão em Novo Hamburgo:

- Kendra Vega Gonzalez – 34 anos – Vinda de Holguin (Cuba) – Médica há 11 anos.

- Mayra Gomez Marrero – 50 anos – Vinda de Villa Santa Clara (Cuba) – Médica há 27 anos.

- Miladys Leiva Acosta – 43 anos – Vinda de Cienfuegos (Cuba) – Médica há 20 anos.

- Victoria Guadalupe Gaetan – 26 anos – Vinda de Córdoba (Argentina) – Médica há 3 anos.

- Yasel Toro Naranjo – 36 anos - Vindo de Holguin (Cuba) – Médico há 11 anos.

- Yovani Duarte Adames – 40 anos – Vindo de Isla de la Juventud (Cuba) – Médico há 12 anos.