Prefeitura inaugura a UTI Adulto do Hospital Municipal

A UTI do Hospital Municipal foi inaugurada em 2002. De lá pra cá, devido à intensa utilização, ocorreu o desgaste dos revestimentos. Houve, então, necessidade de uma reforma para total troca de piso e de forro, além de pintura. O investimento total para a realização das melhorias foi de R$ 898.175,96. A área reformada tem 403,85 metros quadrados e passará de 10 para 14 leitos, sendo dois deles de isolamento. Todos os leitos estão de acordo com normas de Vigilância Sanitária, que prevê uma área de, no mínimo, 9 metros quadrados por leito e distância entre leitos de 2 metros. “Esta é mais uma conquista da nossa comunidade, e segue o nosso objetivo de qualificação contínua da nossa principal casa de saúde”, destaca o prefeito Luis Lauermann.
Detalhes da reforma
A obra contempla modernização da infraestrutura da UTI, com réguas de gases adequadas, pontos de oxigênio e de ar comprimido, vácuo clínico, tomadas em número suficiente para equipamentos, iluminação direta e indireta e bandeja para monitor. Sobre cada leito haverá uma luminária com controle de intensidade de iluminação. Na área coletiva de tratamento, cortinas em material apropriado garantirão a privacidade dos pacientes.
Também foram instalados três lavatórios na área coletiva, lavatórios nos acessos dos isolamentos e mais um próximo ao acesso principal. As esquadrias e bate-macas, que anteriormente eram de madeira, foram substituídas por PVC, para facilitar a higienização. Além disso, todas as instalações (elétricas, hidráulicas e de gases) são embutidas. A climatização é feita por meio de um sistema de ar condicionado geral, adequado as normas para este tipo de unidade.