Prefeitura inaugura a UTI Adulto do Hospital Municipal

Publicada em 13/09/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Número de leitos foi ampliado de 10 para 14 - Foto: João Arnhold/FSNH
Mais uma ala do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) foi reformada e será entregue à comunidade totalmente modernizada. Na terça-feira, dia 17 de setembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SMS) e da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), fará a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta da casa de saúde. Além de contar com equipamentos e instalações novas, o número de leitos foi ampliado. A cerimônia que marcará a entrega do novo espaço está marcada para às 11 horas, no Núcleo de Estudos da Universidade Feevale, que fica no HMNH (Rua Pedro Adams Filhos, 6520, bairro Operário). Depois da cerimônia, a imprensa será convidada a conhecer as novas instalações.

A UTI do Hospital Municipal foi inaugurada em 2002. De lá pra cá, devido à intensa utilização, ocorreu o desgaste dos revestimentos. Houve, então, necessidade de uma reforma para total troca de piso e de forro, além de pintura. O investimento total para a realização das melhorias foi de R$ 898.175,96. A área reformada tem 403,85 metros quadrados e passará de 10 para 14 leitos, sendo dois deles de isolamento. Todos os leitos estão de acordo com normas de Vigilância Sanitária, que prevê uma área de, no mínimo, 9 metros quadrados por leito e distância entre leitos de 2 metros. “Esta é mais uma conquista da nossa comunidade, e segue o nosso objetivo de qualificação contínua da nossa principal casa de saúde”, destaca o prefeito Luis Lauermann.

Detalhes da reforma

A obra contempla modernização da infraestrutura da UTI, com réguas de gases adequadas, pontos de oxigênio e de ar comprimido, vácuo clínico, tomadas em número suficiente para equipamentos, iluminação direta e indireta e bandeja para monitor. Sobre cada leito haverá uma luminária com controle de intensidade de iluminação. Na área coletiva de tratamento, cortinas em material apropriado garantirão a privacidade dos pacientes.

Também foram instalados três lavatórios na área coletiva, lavatórios nos acessos dos isolamentos e mais um próximo ao acesso principal. As esquadrias e bate-macas, que anteriormente eram de madeira, foram substituídas por PVC, para facilitar a higienização. Além disso, todas as instalações (elétricas, hidráulicas e de gases) são embutidas. A climatização é feita por meio de um sistema de ar condicionado geral, adequado as normas para este tipo de unidade.