Semana da Amamentação continua com oficina para profissionais da saúde

Publicada em 07/08/2013 - Atualizada em 17/10/2024
A coordenadora da USF Vila Palmeira, Katiele Backes, aprovou a oficina - Foto: Luís Francisco Caselani
Dando continuidade à programação da Semana Mundial da Amamentação em Novo Hamburgo, o Centro de Educação Nutricional (Nutrir) da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) organizou uma oficina de aleitamento materno. A atividade ocorreu ao longo da quarta-feira, 7 de agosto, na sede do Nutrir, e foi direcionada aos profissionais de saúde do Município. Para a coordenadora da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Palmeira, Katiele Backes, a oficina serviu para compartilhar experiências vividas em diferentes bairros. “Cada um pôde expor as dificuldades encontradas em suas respectivas unidades de saúde. É possível perceber que algumas mães ainda não amamentam durante todo o tempo que deveriam”, ressaltou.

Durante o encontro, foi realizada uma roda de conversa sobre a importância da orientação às mães sobre os benefícios da amamentação. Para isso, foram apresentados dados de uma pesquisa realizada em 2011 por profissionais do Nutrir sobre práticas alimentares em crianças menores de um ano. Após entrevistar pais e responsáveis de 328 crianças, foi constatado que 42,7% dos bebês recebiam amamentação, sendo que apenas 11,9% das crianças com até seis meses de idade eram alimentados exclusivamente com leite materno. De acordo com a coordenadora do Nutrir, Bruna Dietrich, os dados são preocupantes. “A amamentação preenche todos os nutrientes que o bebê necessita, além de trazer uma série de benefícios também para a recuperação pós-parto das mães”, salientou.

A pesquisa também mostrou que mulheres com idade superior a 25 anos seguiam com a amamentação por mais tempo. Para Bruna, isso se deve ao fato de elas possuírem um nível maior de orientação sobre o assunto. “Desde a pesquisa, passamos a propor estratégias para atender um número maior de mulheres e conscientizarmos especialmente as mães adolescentes sobre a importância do leite materno para seus filhos. Precisamos continuar e ampliar esse trabalho de orientação, pois sabemos que a amamentação nos ajuda a evitar inúmeras doenças e até mesmo diminui as taxas de mortalidade infantil”, concluiu.

Programação:

08/08 - 14h - Roda de Conversa com Gestantes e Lactantes na USF Boa Saúde

09/08 - 8h - Roda de conversa com Gestantes antes da consulta pré-natal, na USF Lomba Grande

09/08 - 8h30 - Roda de Conversa com Lactantes na UBS Canudos