Estudantes conhecem sistema de saúde de Novo Hamburgo e fazem avaliação positiva

Publicada em 29/07/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Secretário de Saúde de Novo Hamburgo, Luis Carlos Bolzan, conversa com estudantes que participaram do VER-SUS - Foto: Bruna Provenzano
Durante 12 dias, oito estudantes das áreas de saúde de diferentes universidades do Estado conheceram de perto o Sistema Único de Saúde (SUS) em Novo Hamburgo. A experiência é promovida pelo projeto VER-SUS, iniciativa do Ministério da Saúde que oferece a estudantes universitários vivências e estágios no SUS. O encerramento das atividades aconteceu na tarde de segunda-feira, dia 29 de julho, em uma reunião com a presença do secretário de Saúde da cidade, Luis Carlos Bolzan. O encontro aconteceu na Universidade Feevale, uma das parceiras do programa.

Depois de visitar 14 espaços públicos que oferecem atendimento em saúde, o grupo de estudantes de Nutrição, Odontologia. Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia apresentou um relatório sobre as visitas. Entre os locais conhecidos pelo grupo estão as Unidades de Saúde da Família (USF), Hospital Municipal, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Espaços de Atendimento Social, Centro de Atenção Psicossocial, entre outros. De acordo com Bolzan, é positiva a avaliação desta edição do VER-SUS em Novo Hamburgo. “Além de os estudantes conhecerem o dia a dia dos serviços de saúde, eles nos trazem um retorno multidisciplinar sobre o que observaram, já que temos diferentes cursos envolvidos”, resumiu.

Estudante de Enfermagem em Santa Cruz do Sul, Patrícia Ana Muller, 23 anos, foi uma das participantes do VER-SUS, que acredita ser um diferencial importante para a formação acadêmica. “É uma oportunidade de conhecermos como funciona o SUS em diferentes locais. Aqui em Novo Hamburgo, encontrei exemplos maravilhosos de projetos que gostaria muito que fossem implantados na minha cidade", declarou.