Prefeitura entrega ala totalmente reformada ao Hospital
A área de 403,8 metros quadrados abriga 22 leitos, sendo 21 divididos em seis enfermarias e um leito de isolamento. Todos os leitos contam com régua de gases medicinais. Nos nove meses de reforma, a Unidade Andorinha teve as redes hidráulica e elétrica substituídas e as enfermarias adequadas às normas vigentes do setor, que agora passam a contar com banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, nova mobília e equipamentos de ar condicionado. O piso também foi substituído e oferece mais conforto térmico. As paredes foram recuperadas e receberam nova pintura.
Durante a entrega da unidade, o secretário de Saúde de Novo Hamburgo, Luís Carlos Bolzan, relembrou outras importantes melhorias realizadas na área de saúde pública na cidade nos últimos anos e a importância das parcerias com os governos estadual e federal. “Este é um projeto que começou anteriormente e que vai além das reformas físicas do hospital. Estamos reformando a saúde pública do Município”, definiu. O nome da unidade, anteriormente conhecida como Ala D, foi escolhido pelos servidores do hospital.
O investimento total para a revitalização da área de internação e compra de equipamentos e móveis foi de R$ 972.994,72, com recursos da Consulta Popular Cidadã, do governo do Estado, e contrapartida do Município. Representando o governo estadual, o secretário da saúde adjunto, Elemar Sand, participou da inauguração e, lembrando que o HMNH é o único que funciona exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, destacou os benefícios para a comunidade. “O setor público precisa ser ágil e o SUS é uma construção da população. Uma conquista que completa 25 anos no País”, ressaltou antes de parabenizar o trabalho realizado na área da saúde em Novo Hamburgo.
Convidado a falar pelo prefeito Luis Lauermann, o ex-chefe do Executivo hamburguense e atual presidente da Corsan, Tarcísio Zimmermann, lembrou da paralisação da obra durante a construção do anexo 1 do HMNH, inaugurado em 2012. “Foi uma das melhores coisas que fizemos para a saúde pública da cidade porque repensamos o projeto e construímos com um plano para responder as necessidades do povo”, disse. De acordo com Lauermann, nos próximos meses deverão ser entregues as melhorias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto, no Centro Obstétrico e na UTI Neonatal da casa de saúde