LIRA é concluído e amostras começam a ser analisadas

Publicada em 20/03/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Piscinas são alvos das vistorias feitas pelas equipes do Projeto de Combate à Dengue da Universidade Feevale - Foto: Paulo Barcelos
O Levantamento de Índice Rápido (LIRA) foi concluído na terça-feira, dia 19 de março, em Novo Hamburgo. A medida teve como objetivo coletar amostras para identificar focos do mosquito Aedes aegypti no Município, passando por diversas regiões da cidade. Foram vistoriados 3.250 imóveis, com a coleta de 314 amostras, que serão analisadas pelo Departamento de Vigilância Sanitária (DVS) municipal.

O procedimento é feito pelas equipes do Projeto de Combate à Dengue da Universidade Feevale, em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo. O secretário da Saúde, Roque Werlang, salienta que com as amostras analisadas, será possível produzir um mapa de onde os focos foram registrados. “Com isso, nos organizaremos para as estratégias preventivas. As equipes da Feevale e também de Saúde da Família do Município estarão mobilizadas para atender todo o Município, principalmente os pontos onde focos forem detectados”, detalha o secretário. As identificações das amostras coletadas estão em fase final, com 86% do material já analisado.

Além do LIRA, a Prefeitura e a Feevale estão mobilizadas com outras ações. Entre elas, está a vistoria semanal de 64 armadilhas e 119 pontos estratégicos, como borracharias e ferros-velhos. Também estão em andamento atividades de conscientização da comunidade, para evitar, principalmente, deixar água acumulada nos imóveis. “Com os mais recentes episódios de chuva, esse tipo de situação pode aumentar. É importante que a população esteja alerta”, ressalta Werlang.

Novo Hamburgo jamais teve casos de dengue contraídos no próprio Município. Para que esse cenário continue, é preciso que a comunidade ajude no combate ao mosquito transmissor da doença. Confira como participar dessa mobilização:

- Não deixe ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água

- Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos

- Trate a água de piscinas com cloro

- Mantenha as garrafas vazias viradas com a boca para baixo

- Troque a água destinada aos animais todos os dias e esfregue as paredes internas dos bebedouros pelo menos uma vez por semana

- Não acumule pneus velhos. Se você guardar, deve furá-los ou mantê-los cobertos

- Tampe caixas d'água, tonéis, barris e latões

- Retire a água parada acumulada nas folhas das plantas

- Coloque areia nos cacos de vidros dos muros

- Mantenha os pratos dos vasos sem água. Escove bem para remover possíveis ovos do mosquito e encha o prato com areia

- Denúncias podem ser encaminhadas para o telefone 156