Vacinação contra a Gripe A ocorrerá de 15 a 26 de abril

O secretário da Saúde, Roque Werlang, destaca que a antecipação da campanha neste ano em relação a 2012 preparará a população para o frio mais rigoroso. “Quando o inverno chegar, os grupos prioritários já estarão imunizados, o que fará uma grande diferença em comparação as ações anteriores”, frisa. No ano passado, a vacinação teve início em maio.
Nos grupos prioritários, a campanha de 2013 terá uma alteração. As gestantes poderão receber a vacina em qualquer época de gestação, o que já era comum nas outras edições. No entanto, desta vez, as mães, até 45 dias após o parto, também entram no conjunto de pessoas aptas a receber a imunização. Naturalmente, as grávidas já vacinadas este ano não precisarão receber a dosagem novamente depois do parto.
Ainda poderão ser vacinados crianças de 6 meses a menores de 2 anos de idade, pessoas com mais de 60 anos, indígenas, trabalhadores da saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas. Neste último caso, os agentes de saúde exigirão prescrição médica ou cópia atualizada da receita que comprove a condição de paciente portador de doença crônica. O documento ficará retido na unidade onde for realizada a vacinação. São considerados doentes crônicos aqueles com risco clínico, com doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas ou neurológicas crônicas, pessoas com diabetes ou com imunossupressão, além de obesos e transplantados.