Novo Hamburgo realiza 1º Torneio Intermunicipal de Xadrez Escolar

Publicada em 27/10/2017 - Atualizada em 17/10/2024
Torneio promoveu jogos em cinco diferentes categorias - Foto: Bruna Provenzano

O silêncio e a concentração tomaram conta durante o 1º Torneio Intermunicipal de Xadrez de Novo Hamburgo, realizado na quinta-feira, 26 de outubro, na Fenac. Promovida pela Secretaria de Educação (SMED), por meio do projeto Além do Xeque Mate, a iniciativa reuniu 350 crianças e jovens hamburguenses e de cidades da região. “Todos que estão aqui são vencedores por participarem do xadrez escolar, modalidade que auxilia no raciocínio e no pensamento lógico e especialmente na tomada de decisões”, destacou a secretária de Educação, Maristela Guasselli, durante a cerimônia de abertura do evento.

Divididos nas categorias sub-8, sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16, meninos e meninas buscaram a melhor jogada nas centenas de mesas organizadas no local. Ao todo, a competição prevê a realização de seis rodadas durante todo o dia. Ao final, os 10 melhores colocados em cada categoria ganham medalhas, enquanto as três escolas que tiverem a maior pontuação no ranking geral levarão troféus. “O objetivo do torneio é promover o intercâmbio entre os alunos que praticam xadrez e incentivar esta modalidade nas escolas”, explica a coordenadora do projeto Além do Xeque Mate, Cidonia Busatta.

Xadrez na Rede Municipal de Ensino

O projeto Além do Xeque Mate é desenvolvido nas escolas hamburguenses de três maneiras: Projeto na Hora atividade, Clube de xadrez e no Programa Novo Mais Educação. Em 2017, os professores e facilitadores participaram de mais de 50 horas de cursos de formação na modalidade. Já os alunos representaram o Município em eventos como o Sul Brasileiro de Xadrez, o Circuito de modalidades de Xadrez, a Olimpíada Escolas Para Todos e Torneio OPEN de Xadrez Infantil e Juvenil.

Galeria da notícia