Novo Hamburgo é destaque no Prêmio Professores do Brasil

Publicada em 19/10/2017 - Atualizada em 17/10/2024

A Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo tem duas representantes entre os destaques da etapa estadual do 10º Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC). A premiação busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. O resultado final será conhecido em dezembro.

Na categoria Educação Infantil: Creche, a professora Cristiele Borges do Santos, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Joaninha recebeu destaque pelo trabalho “Tornando visível a aprendizagem de crianças da faixa etária 1 a partir de mini histórias”. Já na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais 4º e 5º ano, a professora Adriana Guimarães, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Monteiro Lobato foi destaca pelo projeto “Pesquisando e criando jogos”.

O Prêmio Professores do Brasil foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), com instituições parceiras. Ao longo das sucessivas edições foram premiadas diversas experiências bem-sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública.

Destaques de Novo Hamburgo

Outras iniciativas desenvolvidas por educadores das escolas municipais de Novo Hamburgo também receberam destaque nacional. A proposta de reorganização do berçário na EMEI Floresta Encantada garantiu às professoras Denise de Oliveira e Rosemeri Polonio a conquista do Prêmio Educador Nota 10 na categoria Educação Infantil. Entre os 50 finalistas, outra educadora hamburguense estava selecionada. Na categoria Gestor, a coordenadora pedagógica Joice Maria Lamb, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Adolfina Diefenthäler foi selecionada com “Projeto de Iniciação Científica”.

Já no Prêmio RBS de Educação, a Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo está representada entre os finalistas pela professora Jéssica Tairâne de Moraes. A educadora da EMEI Irmã Valéria apresentou o projeto Mediação de Leitura: discutindo gênero, violências contra a mulher, relações étnico raciais e consumo com as crianças da Educação Infantil”. O resultado será conhecido no final do mês de outubro.