SMED realiza 2º Seminário de Educação Fiscal e Financeira

Criado com o objetivo de sensibilizar estudantes, professores e a comunidade sobre a função socioeconômica dos tributos, o projeto “Educação Fiscal e Financeira – conhecimento e cidadania” realizará mais um seminário. A iniciativa é da Secretaria de Educação (SMED) e ocorrerá na terça-feira, 11 de julho, das 13h30min às 17h, no auditório do 10º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201 – Canudos).
Neste encontro, cerca de 150 professores das Escolas Municipais de Novo Hamburgo conhecerão as atribuições da administração pública a partir da arrecadação e da aplicação de recursos e do controle de gastos. Participarão do seminário a secretária de Educação, Maristela Guasselli e o secretário da Fazenda, Gilberto dos Reis. Na ocasião, estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hugo Engelmann apresentarão o trabalho sobre conscientização financeira e fiscal que estão produzindo em aula.
Projeto
O projeto Educação Fiscal e Financeira foi apresentado em abril para os diretores das escolas. A partir de seus contextos e interesses, as instituições de ensino em Novo Hamburgo passam a desenvolver diferentes questões com estudantes, professores e a própria comunidade. A médio e longo prazos, a expectativa é de que a iniciativa promova mudanças de hábitos, valores e atitudes em relação ao consumo e à utilização de recursos públicos.
Na construção da proposta, a equipe da Smed consultou profissionais de outras secretarias e entidades que se tornaram parceiros de ações, como a Secretaria da Fazenda, o Procon e a ACI NH/CB/EV. A Educação Financeira, como tema transversal do ensino, é citada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como temática relevante e pertinente para a sociedade.