Escola Municipal de Arte de Novo Hamburgo homenageia artista com nova sala

Publicada em 03/07/2017 - Atualizada em 17/10/2024
Na abertura da sala, os convidados puderam apreciar o autorretrato feito pela pintora Christina Marquart. - Foto: Bruna Provenzano

Referência do ensino da arte em Novo Hamburgo, a Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira – Carlão homenageou uma das mais reconhecidas artistas da região. Em cerimônia realizada na noite de quarta-feira, 28 de junho, foi inaugurada a Sala Christina Marguart. O evento reuniu familiares e amigos da pintora além de artistas, professores e alunos da escola, que é mantida pela Prefeitura a partir da Secretaria de Educação (SMED). “Este é um espaço especial da nossa cidade que atende crianças, adolescentes e a comunidade hamburguense com cultura e arte”, destacou a diretora de Educação, Neide Vargas. A escola fica no Centro de Cultura (Rua Eng.º Ignácio C. Plangg, 66 – Centro).

Ao apresentar a proposta da sala, a diretora da Escola Municipal de Arte, Celi Reinhardt, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição no resgate e registro da história do ensino da arte na cidade. “A dona Christina sempre esteve muito envolvida com a escola, antigo Atelier Livre, e este é um carinho que queremos dedicar a ela”, resumiu. Em nome da família, Ênio Marquart agradeceu pela homenagem prestada a mãe, falecida em 2013. “Até os últimos dias de vida, minha mãe esteve em seu atelier e se dedicando à arte. Agradeço por esta homenagem”, salientou, emocionado.

Mostra Modernidade

A sala abrigará obras do acervo da escola que conta com obras de artistas como Carlos Scliar, Xico Stockinger, Vasco Prado e Cláudio Tozzi. Recentemente, o acervo da escola foi ampliado com obras que fizeram parta da Galeria Modernidade, espaço mantido na cidade por quase três décadas. A adoção foi feita por Ana Hauschild. “A arte precisa ser vista e aqui é um espaço muito importante porque também valoriza o ensino”, destacou a galerista. A Mostra Modernidade estará em exposição na Sala Christina Marguart até o dia 14 de julho e pode ser visitada das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.

Christina Marquart

Natural de Getúlio Vargas, a artista chegou em Novo Hamburgo por volta de 1980. Na cidade, ministrou aulas particulares de pintura para adultos e participou ativamente da Associação dos Artistas Plásticos de Novo Hamburgo (AAPNH). Referência em pintura no Vale do Sinos, especialmente no desenho e na pintura da figura humana, participou de diversas exposições.

Galeria da notícia