Hospital Municipal é bem avaliado em pesquisa de satisfação promovida pela FSNH

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) promoveu uma pesquisa de satisfação para medir a qualidade do atendimento da FSNH e do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH). Foi aplicado o método Net Promoter Score, que classifica os locais pesquisados em quatro zonas, que são excelência (NPS entre 75 e 100), qualidade (entre 50 e 74), aperfeiçoamento (entre 0 e 49) e crítica (entre -100 e -1). O índice de qualidade da FSNH ficou em 69 e o HMNH foi avaliado com índice de excelência, de 79. Dentro do Hospital, destacaram-se a UTI Neonatal e o Centro Obstétrico, que foram os setores melhores avaliados, além da emergência e das UTI Adulto.
O diretor-presidente da FSNH, o médico Leandro Minozzo, aponta que a boa avaliação do Hospital pode ter sido influenciada pelos atendimentos prestados aos pacientes e pelo investimento na estrutura. “Provavelmente a impressão do atendimento no hospital tenha sido influenciada por uma surpresa nos pacientes com a resolutividade do serviço ou percepção de melhora na estrutura encontrada”, comemora. Minozzo explica que essa é uma estratégia de gestão por metas, e que ela só traz benefícios para o atendimento. “A gestão por metas, além de melhorar o atendimento e ser mais eficiente, diminui conflitos dentro das equipes de trabalho. Com a clareza de onde se quer chegar, todos trabalham com maior engajamento”, destaca.
A pesquisa foi desenhada e viabilizada pela direção da FSNH e a intenção é realizá-la a cada três meses. A partir de agora, com os índices, poderão ser refeitas as pesquisas e os pontos a melhorar serão destacados. O modelo de pesquisa possibilita que os próprios funcionários da Fundação apliquem as próximas edições.