Praça do Imigrante recebeu o dia D de prevenção à AIDS

Publicada em 01/12/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Quem passou pelo local pode realizar testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite A e B e também receber preservativos masculinos e femininos. - Foto: Vanessa Monni

O primeiro dia de dezembro marca o Dia D Mundial de Combate à AIDS. Pensando nisso, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e do Gabinete da Primeira-Dama, preparou uma série de atividades na Praça do Imigrante, no Centro. Aqueles que passaram pelo local, puderam realizar testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite A e B. No evento, também foram distribuídos preservativos masculinos e femininos. Além das atividades de saúde, quem esteve na praça pode conferir a apresentação cultural do Duo Nono Andar. “Esse é o dia em que vários lugares debatem e propõem atividades para chamar atenção sobre saúde preventiva em torno do HIV. Momentos como esse são de extrema importância não só para prevenção, mas também para conscientização”, ressaltou a Primeira-dama, Jorgia Seibel.

A conscientização, aliada ao uso da camisinha, é o método mais eficaz no combate ao vírus HIV, destacou a gerente de vigilância em saúde da SMS, Lisa Gaspar. “Essa é a principal estratégia para a prevenção. Além disso, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, mais cedo inicia o tratamento. Garantindo assim uma maior qualidade de vida para os soropositivos”, contou. A gerente também comentou que eventos como esses, em local central do município, facilitam a disseminação de informações sobre o vírus. “É um local de bastante movimento, que acaba chamando atenção daqueles que passam por aqui. Logo conseguimos conscientizar um bom número de pessoas”, completou Lisa.

Aproveitando a passagem pelo local para participar do Dia D, a vendedora Larissa de Campos, 19 anos, elogiou a ação e destacou a importância da prevenção e de realizar exames periodicamente. “Sempre que eu posso eu venho participar. Acho muito válido que a comunidade tenha acesso aos testes rápidos”, pontuou a vendedora.

Serviço

De acordo com a Secretaria de Saúde, em Novo Hamburgo há aproximadamente 1.600 pessoas em tratamento com uso de retrovirais. Aqueles que desejam realizar os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite A e B podem procurar uma Unidade Básicas de Saúde (UBS). Caso o resultado seja positivo para as doenças citadas, o paciente é encaminhado para tratamento e recebe todos as informações necessárias sobre os cuidados. Além das UBS, a comunidade pode procurar também o Serviço de Atenção Especializada (SAE), que realizam ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas diagnosticadas com HIV.

Galeria da notícia