CAPS Infantil comemora 14 anos
Em um dia 26 de setembro, 14 anos atrás, era inaugurado no município de Novo Hamburgo, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi). Por isso, na segunda-feira, uma comemoração foi oferecida aos usuários, familiares e funcionários, com uma decoração interativa, na qual os participantes puderam deixar recados para o CAPSi. Sendo responsável pelos cuidados de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico, situação de vulnerabilidade social e o uso de drogas, o serviço já esteve em três endereços diferentes, estando o atual localizado no bairro Centro. O Centro é administrado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), com o auxílio de outras secretarias.
Segundo a coordenadora, Karla Mombach, existem muito motivos pelos quais devem ser celebrados esses 14 anos. “Quando conseguimos resolver as demandas ou amenizar a situação, é algo muito gratificante, permitindo que consigamos dar um novo rumo na vida daquela pessoa”, comemora. Ainda de acordo com a Karla, CAPSi é o único dos Centros de Atenção Psicossocial, que trabalha com crianças e adolescentes. O CAPSi busca utilizar a mesma linguagem que outros ambientes frequentados pelos menores, como escola e circulo família. “Trabalhamos desde os casos de menor complexidade, que são as ações preventivas e iniciais, até as de maior complexidade, nas quais temos os usuários que estão utilizando o serviço há anos”, explica. Para Karla, que está desde o início no CAPSi, os casos atendidos mudaram muito ao longo dos anos, reflexo do comportamento atual da sociedade. “Antes, atendíamos traumas, problemas psicológicos adquiridos ou de nascença. Hoje, muitos frequentadores são provenientes da violência dos seus meios, drogadição e tendências suicidas”, lamentou.
O CAPSi
O CAPSi trabalha em parceria com serviços da Saúde, Educação, Assistência Social, Justiça, Conselho Tutelar e Organizações Não Governamentais (ONGs). Também realiza atividades sociais, recreativas e culturais, com abordagem individual, familiar, coletiva e comunitária. Além disso, conta com uma equipe multidisciplinar, composta por psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, assistente social e estagiários de psicologia residentes do curso de Saúde Mental Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).