Novo Hamburgo receberá curso de Medicina
Agora é oficial! Na terça-feira, 27 de setembro, foi publicada no Diário Oficial da União, a portaria que autoriza a criação do curso de Medicina em Novo Hamburgo. O Curso de Medicina é fruto do trabalho conjunto entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), e a Universidade Feevale, que sediará a formação, iniciado em 2013. A autorização reconhece a importância do Município no cenário nacional e os constantes investimentos na área da Saúde e do Hospital Municipal. Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Pacheco de Lima, esta é uma conquista muito importante para a cidade e para a população de Novo Hamburgo e da região. “O curso além de formar novos médicos, proverá profissionais para a nossa rede pública de saúde e contribuirá para o desenvolvimento econômico da cidade”, destacou ao lembrar os investimentos já feitos no Hospital Municipal e prever investimentos futuros.
A criação de cursos de Medicina em todo o País faz parte do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Em todo o território nacional foram apresentadas propostas para 39 municípios com população de 70 mil habitantes ou mais, que ainda não dispõem de curso superior para a formação de médicos. Desses municípios, 36 vão oferecer o curso. Entre os critérios de aprovação estavam os indicadores de qualidade, sustentabilidade financeira e proposta de curso. Além da Universidade Feevale, mais três foram escolhidas no estado: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo; Faculdade Estácio de Ijuí, em Ijuí; e Universidade Integrada do Alto do Uruguai das Missões (URI), em Erechim.
Formação de preceptores
O comunicado oficial da SMS, na figura de Lima, sobre a autorização do curso, foi feito durante a finalização do curso de Especialização em Preceptoria de Residência Médica do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento ocorreu na sala 201, do prédio Azul do Campus 2 da Feevale. No Município, a formação é uma realização da parceria entre a Prefeitura, o Instituto Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde. O curso foi desenvolvido nas cidades habilitadas para recebimento do curso de Medicina, e objetivava capacitar médicos para serem formadores na região. Um dos facilitadores da especialização, o sociólogo especializado em saúde, Arthur Virtuoso, destacou o caráter voltado à atenção básica, formando profissionais que capacitarão os futuros médicos a atuarem no SUS, que corresponde a cerca de 75% dos atendimentos. “O especial do curso foi a conciliação de prática e teoria, voltada ao atendimento humanizado”, destacou.
Outro facilitador da formação, o médico Paulo Luchesi, agradeceu o apoio da Prefeitura e da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) para a realização do curso e destacou a publicação da portaria no mesmo dia do fechamento das aulas. “Hoje confirmamos dois cursos de medicina na região. Só em Novo Hamburgo, serão 60 vagas abertas em breve. Esse é um momento histórico”, afirmou. Virtuoso, completou: “Essa formação, assim como o curso de Medicina, contribuirá para construção de uma rede de saúde ainda melhor em Novo Hamburgo”. Um dos alunos capacitados, o médico Pedro Schmidt, despediu-se satisfeito da aula final. “Agradeço a possibilidade de participar dessa formação e espero honrar o conhecimento que adquiri aqui”, destacou.
Próximos passos
Segundo a SMS e a Universidade Feevale, o próximo passo será a convocação, em outubro, das mantenedoras de instituições de ensino que tiveram propostas selecionadas, para a entrega da garantia de execução e assinatura de termo de compromisso. Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser realizado entre três e 18 meses.