Secretaria de Saúde promove Dia D para a Multivacinação em Novo Hamburgo
No sábado, 24 de setembro, as Unidades de Saúde do Novo Hamburgo acolheram e replicaram a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinas das crianças e adolescentes. O Dia D de conscientização, é organizado no Município pela Secretaria de Saúde (SMS) e por todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Básicas de Saúde (UBSs). Ao longo do dia, crianças e adolescentes foram imunizadas gratuitamente. A meta da ação era atingir crianças menores de cinco anos de idade, além de crianças com 9 anos, e adolescentes de 10 a menores de 15 anos, além de resgatar não vacinados, atualizando as cadernetas.
O secretário de Saúde, Rodrigo Pacheco de Lima, acompanhado da diretora de Saúde, Vera Campagnoni, e da gerente da Atenção Básica, Suzana Almeida Vargas, visitou as unidades para acompanhar o andamento da ação. “O trabalho de vacinação no Município é feito diariamente, e foi intensificado ao longo da última semana com a campanha. Aproveitamos este dia de campanha nacional para conscientizar a população e regularizar qualquer atraso que permaneça”, destacou Lima. Novo Hamburgo recebeu 14 mil doses de vacinas do calendário básico e 4.275 doses da vacina contra a poliomielite. A campanha de vacinação do Município segue até o dia 30 de setembro, de forma seletiva para a população alvo, sem meta a ser alcançada. No entanto, ao término da Campanha será avaliado o número de doses aplicadas.
Com a vacinação em dia
Para a auxiliar de limpeza Marcia Mota, 45 anos, a saúde vem sempre em primeiro lugar. Ao saber do Dia D, Marcia levou os filhos Daniele, 12, e Gustavo, 13, para regularizar as vacinas na USF Kephas. “Sempre busco manter vacinas e consultas em dia. Estou sempre antenada na saúde dos dois”, afirmou. Rosângela dos Santos Alves, 18, também visitou a unidade no sábado para vacinar o sobrinho Vitor Elizeo, 5. “Estava tudo em dia, não precisou fazer nenhuma vacina. Mas foi bom vir, ficaremos mais tranquilos com a confirmação”, contou. Já a dona de casa Bruna Letícia Barbosa, 27, buscou o atendimento na Boa Saúde para o pequeno Felipe Barbosa, de 9 meses. “Vi o cartaz outro dia na frente do posto e vim dar as vacinas necessárias. Quero meu filho sempre saudável”, destacou.
Todas as unidades de saúde e mais a Casa de Vacina participaram do Dia D. Alguns postos aproveitaram a ocasião para oferecer outros serviços como consultas, exames e orientação de higiene dental. Os postos também utilizaram maneiras para entreter e acalmar as crianças. Além do balão dado a todos, alguns centros organizaram espaço para pintura e até se fantasiaram, como na USF Palmeira, no bairro Santo Afonso, onde as funcionárias se vestiram de princesas e outras personagens. “Nesta Unidade é sempre uma diversão para as crianças, os funcionários sempre criam temas para animar as campanhas de saúde”, contou a diretora de Saúde, Vera.
Outros serviços
Para aproveitar o movimento do Dia D e otimizar a abertura das unidades, em alguns locais, outros serviços de saúde foram oferecidos para as comunidades. A USF Kephas sediou também um Mutirão Clínico, para pôr em dia a demanda de consultas acumuladas. A coordenadora da unidade, a enfermeira Camila Zamin, explicou que as consultas do mutirão foram agendadas previamente com os pacientes que precisavam de atendimento. “Ficamos um tempo com uma das regiões sem médico, agora que completamos o quadro de funcionários, organizamos esse dia para resolver as demandas”, destacou. Já a UBS Canudos aproveitou o dia para realizar 40 eletrocardiogramas. A dona de casa, Maria Inês Trevisan, 57 anos, havia agendado o exame há cerca de um mês e aprovou a iniciativa. “Esse dia permitiu que muitas pessoas que aguardavam esse exame fossem atendidas, inclusive eu”, afirmou.
Nas USFs Petrópolis e Palmeira foram oferecidos também, serviços focados à saúde dental. Enquanto na primeira, a dentista agendou alguns atendimentos para agilizar as necessidades da comunidade. Na segunda, uma equipe cuidou da higiene bucal das crianças ao oferecer aplicação de flúor; doação de escova de dente; orientação de higiene dental; e escovação orientada. A atendente Jéssica Espíndola, 22 anos, levou a filha Sofia, 1 ano e 8 meses, para aplicar flúor após a vacinação. “Achei muito bom o posto reunir mais serviços. Ela veio fazer as vacinas e já saiu com os dentinhos limpos”, contou satisfeita a mãe.