Fórum traz informação e conscientização sobre o vínculo no desenvolvimento humano

Na quarta-feira, 14 de setembro, aconteceu a 16ª edição do Fórum Perinatal-RS, sediada pela Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). O evento, que ocorreu no Teatro Paschoal Carlos Magno do Centro Municipal de Cultura, teve como tema “Rede Cegonha e a importância dos vínculos no desenvolvimento humano”, em um espaço de debate coletivo aberto ao público, com o objetivo de reunir gestores, profissionais de saúde, usuárias (os) e outros envolvidos na atenção à saúde materna e infantil. Conforme o diretor do FSNH, Leandro Minozzo, esta é mais uma atividade de qualificação da saúde pública. “A troca de ideias e novos olhares trazem motivação para todos nós”, afirmou.
Com início às 8h30, em uma mesa de abertura, a programação seguiu ao longo do dia, tendo como primeiro painel “Boas Práticas e segurança na atenção ao parto e nascimento”, ministrado pelo Dr. Paulo Mario, neonatologista do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH). O palestrante falou, entre outros assuntos, sobre as sugestões de posições e procedimentos para auxiliar o parto normal que são enviadas para as maternidades, e que já são aplicadas nas maternidades de Novo Hamburgo. Comentou sobre a importância de acolher as gestantes, fazendo com que o momento do parto seja inesquecível e feliz, além de propiciar a elas respeito e protagonismo na hora do parto. O médico mostrou também que hoje, no HMNH, a taxa de cesáreas está em 26%, o que significa que há um bom número de partos normais.
“O Fórum tem como objetivo reunir trabalhadores da área da saúde, gestores e a população usuária, além de auxiliar na qualificação das práticas. Traz ainda informações importantes sobre o pré-natal e os partos. A avaliação dessa edição é muito positiva!” comentou Gisleine Lima da Silva, Especialista em Saúde da Política de Saúde da Mulher na Secretaria Estadual de Saúde.
Os participantes também saudaram a importância do evento. “É sempre bom se atualizar, e nesse Fórum eles mostram como são aplicadas as questões aqui na nossa cidade, trazendo elas para a nossa realidade. Participo porque é muito importante buscar informações e maneiras de como colocar elas em prática. É uma troca muita válida”, pontuou a enfermeira residente do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Bruna Gomes, 29 anos.
O Fórum contou também com os seguintes painéis e palestrantes: “Boas Práticas e segurança na atenção ao parto e nascimento”, com o Dr. Paulo Mario; “Política da Rede Cegonha”, com a Dra. Nadiane Lemos; “Método Canguru”, com as enfermeiras Denise Schauren e Melissa Martin; “Estratégias de fortalecimento de vínculos na Atenção ao Pré-natal”, com a Diretora de Gestão Ambulatorial da FSNH, Isabel Carolina Cechin, a Dra. Joseana Barilon e a Dra. Niva Chamis; “Benefícios da amamentação e a criação de vínculos a(e)fetivos”, com a Enfermeira Celina Valderez e a Nutricionista Lisiane Guimarães.
Aconteceram ainda debates, uma esquete do Teatro Luz & Cena e a apresentação da nova estrutura da Rede Cegonha em Novo Hamburgo (CPN, UTI Neo e Casa da Gestante, bebê e puérpera) com a enfermeira e Coordenadora da Unidade Materno-Infantil do HMNH Daniela Rech e a arquiteta Damisma Marconi.