Cartão SUS: saiba como fazer

Publicada em 22/07/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Cartão do SUS facilita o acesso a atendimento na rede de saúde pública. Ele pode ser feito no 1º andar da Prefeitura. - Foto: Luana Chinazzo

O cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) é um documento criado para facilitar o acesso a atendimento na rede de saúde pública nacional. Por meio dele é possível armazenar e acessar dados sobre o paciente e histórico de atendimentos e procedimentos realizados. O cartão do SUS é necessário para todas as consultas, exames e demais serviços de saúde. Entretanto, a diretora da Secretaria de Saúde (SMS) de Novo Hamburgo, Vera Lucia Machado, esclarece que os estabelecimentos de saúde não podem negar atendimento caso a pessoa não possua o documento. “Todas as unidades de saúde estão orientadas a fazer um cadastro prévio do paciente, atendê-lo e encaminhá-lo à Prefeitura para regularizar o cadastro e retirar o cartão”, explica.

Os hamburgueses podem solicitar o cartão do SUS na Prefeitura de Novo Hamburgo – Centro Administrativo Leopoldo Petry – que fica na Rua Guia Lopes, 4210, bairro Canudos, no 1º andar, entre 9 e 17 horas. Para isso, é necessário portar documento de identidade e CPF (original ou cópia) e comprovante de residência em Novo Hamburgo. O comprovante de residência pode ser conta de água, luz, telefone fixo, IPTU ou contrato de aluguel. Outra atenção necessária é que o comprovante esteja em nome do solicitante, caso contrário é necessário ainda uma declaração de residência em cartório. Desde o ano passado também é possível utilizar nome social nas carteirinhas do SUS, em caso de transexuais.

Renovação e área de atuação

A manicure Franciele Lemes, 29 anos, esteve na Prefeitura para marcar exames e aproveitou para renovar o cartão do SUS que estava vencido. Moradora do bairro Santo Afonso, Franciele é paciente da Unidade de Saúde da Família (USF) Kroeff e afirma nunca ter tido problemas com o cartão. “Mesmo com ele vencido me atendem, mas como está bem amassado aproveitei para fazer um novo”, conta.

O cartão do SUS também determina a unidade de saúde onde cada hamburguense deve se direcionar para atendimentos básicos, conforme o endereço de moradia. A Secretaria de Saúde (SMS) esclarece que o Programa de Saúde da Família, do Ministério da Saúde, determina o mapeamento e acompanhamento de famílias dentro do território das Equipes de Saúde da Família (ESFs), inclusive por meio de visitas domiciliares dos agentes de saúde. “O comprovante de endereço é muito importante na hora de fazer o cartão para que os pacientes possam ser encontrados pelos agentes e acompanhados com mais qualidade”, explica uma das atendentes do setor de cadastramento do cartão, Marli Huhnfleisch.

Galeria da notícia