Novo Hamburgo inicia Semana Municipal do Brincar
Para abrir a semana do brincar, a Rua Thais Regina Puccio, no Rincão, foi ocupada por centenas de crianças, estudantes das escolas do bairro. Orientados por educadores, a gurizada aproveitou o espaço para brincar, inclusive de brincadeiras tradicionais como bolha de sabão, pé de lata e futebol de botão. Representando as crianças, a estudante Isadora Kotikoski, 10 anos, falou sobre a importância de brincar. “Com as brincadeiras a gente aprende muitas coisas e divide momentos com os nossos amigos. É muito importante a gente ter esse tempo para brincar”, discursou a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pres. Getúlio Vargas.
Todas as escolas municipais foram convidadas a participar da programação e organizaram suas atividades. Além disso, haverá a exibição de filmes, ações com a comunidade e resgate e valorização de brincadeiras antigas. De acordo com a gerente de Educação Infantil da SMED, Regina Gomes, a Semana Municipal do Brincar busca fortalecer o vínculo entre as crianças, as escolas, as famílias e os espaços da cidade. “Queremos motivar a todos para que reservem tempo para brincar, especialmente com outras pessoas, com as famílias e nos espaços como as ruas e praças. Esta é, também, uma alternativa ao consumo”, explicou. A programação encerra no dia 5 de junho com uma atividade especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e ao Dia Mundial do Brincar.
Lei Municipal
A Semana Municipal do Brincar foi integrada ao calendário oficial de eventos do Município a partir da Lei 2.909/2016. O objetivo é valorizar a brincadeira na vida das crianças e estimular pessoas de todas as idades a brincarem. A ação será realizada sempre na última semana do mês de maio em comemoração ao Dia Mundial do Brincar, comemorado em 28 de maio. Representando o prefeito Luis Lauermann, a diretora Administrativa da SMED, Dirlene Cunha, destacou o esforço para garantir a atividade no calendário. “Novo Hamburgo é um dos primeiros municípios a instituir esta ação na programação oficial da cidade. Esta é a garantia da valorização do brincar para o desenvolvimento das crianças e adultos também”, afirmou.