Procon faz mutirão online para que consumidores possam negociar débitos e limpar o nome

Procon faz mutirão online para que consumidores possam negociar débitos e limpar o nome

Linha de apoio
Ação marca a Semana do Consumidor e negociações podem ser feitas pela Internet, sem sair de casa, a qualquer momento
Publicado em 11/03/2019 - Editado em 14/03/2019
Crédito
Arte/PMNH

Resolver problemas financeiros para sair da lista de restrições pode ser mais fácil e prático do que se possa imaginar, sem sair de casa. O Procon de Novo Hamburgo sinaliza uma possibilidade que marca a comemoração da Semana do Consumidor, de 11 a 15 de março, é o mutirão online. A proposta é negociar diretamente via internet com os órgãos ou entidades com quem estão em débito. Basta entrar no site www.consumidor.gov.br, através do qual bancos e instituições financeiras estarão à disposição do consumidor, como explica a subprocuradora do Procon de Novo Hamburgo, Cláudia Schenkel.

No momento do preenchimento do registro, diz, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras. “Para participar do mutirão online basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma, relatar o problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor”, afirma Cláudia. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.
Apesar de o mutirão ser específico para renegociação financeira, o consumidor pode utilizar o site www.consumidor.gov.br para resolver suas outras demandas.

O importante é negociar

Atualmente, conforme Cláudia, são mais de 450 empresas cadastradas. Entre os participantes, estão empresas de segmentos que, historicamente, possuem muitas reclamações, como telecomunicações, bancos, aviação civil, comércio eletrônico, varejo e indústria.

Cláudia reforça a importância de conscientizar o consumidor a procurar a renegociação, para sair da situação de inadimplência que causa muitos transtornos na vida de qualquer um. É uma oportunidade, reforça, de quitar a dívida ou renegociar os valores e tirar os dados (nome e CPF) negativados do Serasa, SPC ou SCPC.

Dentro da programação da Semana do Consumidor, no dia 14, quinta-feira, o atendimento no Procon será exclusivamente para auxiliar o consumidor que estiver com alguma dúvida ou dificuldade para negociar seus débitos pelo mutirão on line. O Procon fica na Rua David Canabarro, 20, Centro, na Casa da Cidadania.