Programa Melhor Idade (PMI)

Programa Melhor Idade (PMI)
Bandeira do Programa Melhor Idade "PMI"

O Programa Melhor Idade (PMI) prioriza o atendimento a pessoas da 3° idade que residem em Novo Hamburgo, tendo hoje uma média de 1500 alunos inscritos, em sua maioria mulheres. Diversas atividades são oferecidas: Pilates de solo, Ritmos, Ginástica e Câmbio. Realizadas atualmente em 22 núcleos distribuídos pela cidade, dois destes núcleos se diferenciam pois atendem a dependentes químicos em tratamento, o Desafio Jovem e CAUDEC onde o número de atendidos não contabilizam como número de participantes do programa.

Este mês de Outubro estamos inaugurando nosso 23°núcleo no bairro Guarani na Paróquia Nossa Senhora de Fátima com aulas de pilates solo nas terças às 8 horas e sextas às 13:30.

Os bairros onde possuímos núcleos são Boa Saúde, Primavera, Centro, Rio Branco, Rincão, Rondônia, Roselândia, São Jorge, São José, Hamburgo Velho, Canudos, Ideal, Liberdade, Operário, Santo Afonso e Lomba Grande. Programa em crescimento para novos núcleos em outros bairros dentro da cidade, objetivando assim, que mais pessoas possam usufruir de atividades físicas para bem-estar, manutenção da saúde e qualidade de vida.

O PMI tem um papel fundamental na vida dos idosos, proporcionando atividades físicas direcionadas e adaptadas para o idoso, contribui com o lazer e tem um caráter preventivo no que diz respeito a saúde, qualidade de vida e autonomia dos mesmos.

O programa tem por finalidade ampliar, democratizar e universalizar o acesso à prática e ao conhecimento do esporte recreativo e de lazer integrando suas ações às demais políticas públicas, favorecendo desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da promoção de atividades físicas e integração social.