Reclamação sobre Coleta de Resíduos Domiciliares

Publicado em 30/06/2022 - Editado em 26/06/2025

Permite ao requerente relatar divergências que estejam acontecendo na coleta domiciliar, como por exemplo, o não recolhimento dos resíduos em sua rua.

Requisitos/ documentos:
Informações/ anexos obrigatórios para abertura do protocolo:
    • Descrição da Solicitação: neste campo o requerente deve informar:
                         => Nome do reclamante.
                         => O endereço.
                         => A explicação do acontecimento/ reclamação.
                         => Telefone para contato.

Principais etapas do serviço:
1) Acessar o Autoatendimento do portal do município ou se encaminhar de forma presencial para a SMMADU.

2) Abrir protocolo;

3) A SMMADU encaminha a reclamação para a empresa responsável pela coleta.

4) A SMMADU responde ao requerente via sistema.

5) Ouvidoria - Informação e Pesquisa de Satisfação.

Formas de acesso:
    • ON-LINE:
      Pelo portal do município acessando o Autoatendimento - Abertura de Protocolo.
      Clicar na opção Acessar.
      Abrir o protocolo selecionando o Assunto: “SMMADU – DIRETORIA DE LIMPEZA URBANA” e Subassunto: “RECLAMAÇÃO SOBRE COLETA DE RESÍDUOS DOMICILIARES”.

      Obs: Caso não tenha permissão para abrir protocolos, solicitar acesso clicando no botão ‘CADASTRE-SE’.
      Selecionar o tipo de acesso (Serviços do Portal do Cidadão, Cartórios e Tabelionatos ou Serviços para Corretores de Imóveis) e clicar no botão ‘Confirmar’.
      O solicitante irá receber na sua caixa de entrada um e-mail com um link no qual deverá clicar para confirmar.
      O solicitante deve aguardar o recebimento de e-mail confirmando a liberação de acesso após a análise da Prefeitura.

    • PRESENCIAL: no Protocolo Geral do Centro Administrativo Leopoldo Petry, andar térreo (Rua Guia Lopes, 4201 – Canudos, Novo Hamburgo – RS)

    • TELEFONES: 156 / (051)3097-9400 / (051)3097-9401 / (051)3594-9999

Atendimento:
    • On-line: 24 horas
      
    • Presencial: de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h
      
    • Telefone: de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h

Previsão de prazo para prestação do serviço:
De acordo com o cronograma de atividades e demandas do setor.

Acompanhamento:
    • O acompanhamento do protocolo poderá ser feito on-line pelo portal do município acessando o Autoatendimento – Consulta de Protocolo.

    • TELEFONES: 156 / (051)3097-9400 / (051)3097-9401 / (051)3594-9999

Custo do Serviço:
Gratuito

Validade:
Não possui validade

Setor responsável pelo serviço:
Diretoria de Limpeza Urbana

Contatos:
    • Telefone: (051)3594-9935

Prioridade de atendimento:
Ordem de entrada dos protocolos

Serviço para:
Cidadão

Outras informações:
Não se aplica

Dúvidas

Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

Diretoria de Limpeza Urbana
(051)3594-9935