Prescrição de Dívida
É o pedido de baixa de débitos de valores que não são mais passíveis de cobrança pelo Município. Protocolar o pedido após orientação dos atendentes do Setor DGT.
Requisitos/ documentos:
Informações obrigatórias para abertura do protocolo:
- Descrição da Solicitação: neste campo o requerente deve informar:
=> O DIC do imóvel ou inscrição de ISS ou contribuinte à que
se refere o pedido de prescrição, qual o ano do débito;
=> O telefone, e-mail e endereço para contato;
- Se o requerente for pessoa física: Documento de identidade ou CNH e procuração (se representa o requerente);
- Se o requerente for pessoa jurídica: Cópia do ato constitutivo (contrato social, estatuto, etc.) e documento de identidade ou CNH do administrador e procuração (se representa o requerente).
Informações opcionais para abertura do protocolo:
- Documento de titularidade do imóvel (se não for o proprietário ou possuidor cadastrado no imóvel).
Ex. Contrato de compra e venda, escritura, pedido de usucapião, etc;
- No caso de óbito do proprietário, anexar a certidão de óbito e/ou documento do inventariante.
Principais etapas do serviço:
1) Dirigir-se de forma presencial no atendimento da Dívida Ativa – Diretoria de Gestão Tributária (DGT), para receber orientações e preencher o formulário - andar térreo do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201 – Canudos, Novo Hamburgo – RS).
2) Protocolar o pedido no Protocolo Geral localizado no andar térreo do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201 – Canudos, Novo Hamburgo – RS).
3) A Diretoria de Gestão Tributária – DGT faz a análise do pedido.
4) Passa pela decisão do Diretor DGT. Caso seja deferido, o débito é baixado. Se indeferido, o contribuinte é notificado da decisão.
5) Ouvidoria - Informação e Pesquisa de Satisfação.
Formas de acesso:
- PRESENCIAL: Dirigir-se primeiramente na Diretoria de Gestão Tributária (DGT), andar térreo e após, no Protocolo Geral, andar térreo. Ambos os setores estão localizados no Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201 – Canudos, Novo Hamburgo – RS).
Atendimento:
- On-line: 24 horas (somente acompanhamento do protocolo)
- Presencial: de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h
Previsão de prazo para prestação do serviço:
De acordo com o cronograma de atividades e demandas do setor.
Acompanhamento:
- O acompanhamento do protocolo poderá ser feito on-line pelo portal do município acessando o Autoatendimento – Consulta de Protocolo.
- INFORMAÇÕES PELOS TELEFONES: 156 / (051)3097-9400 / (051)3097-9401 / (051)3594-9999
Custo do Serviço:
Gratuito
Validade:
Não possui validade
Setor responsável pelo serviço:
Diretoria de Gestão Tributária - DGT
Contatos:
- INFORMAÇÕES PELOS TELEFONES: 156 / (051)3097-9400 / (051)3097-9401 / (051)3594-9999
Prioridade de atendimento:
Ordem de entrada dos protocolos
Serviço para:
Cidadão e Empresa
Outras informações:
Não se aplica