Baixa de Débitos
Serviço disponível para verificação de débitos em aberto no sistema informatizado, que o Contribuinte comprova que tenha sido pago ou por conter alguma decisão judicial para a baixa dos débitos.
Requisitos/ documentos:
Informações obrigatórias para abertura do protocolo:
- Descrição da Solicitação: neste campo o requerente deve informar o cadastro imobiliário (DIC do imóvel) ou inscrição de ISS ou CPF/CNPJ (contribuinte à que se refere o pedido a baixa ou decisão judicial), telefone, e-mail, endereço, o débito a ser baixado (parcela/ano ou nº do documento);
- Anexar os seguintes documentos:
=> documento de identidade ou CNH e procuração (se
representa o requerente);
=>No caso de baixa por pagamento, anexar as guias e
comprovantes de pagamento LEGÍVEIS. A baixa automática
leva em torno de 3(três) dias úteis. Somente após este
período abrir o protocolo;
=>No caso de decisão judicial, anexar a decisão transitada em
julgado.
Informações opcionais para abertura do protocolo:
- Outros documentos que auxiliem a análise (exemplo: no caso de baixa por pagamento, apresentar extrato bancário comprovando a saída do valor; contrato de compra e venda ou cópia do registro de imóveis; no caso de empresas, cópia do CNPJ, contrato social, etc.).
Principais etapas do serviço:
1) Acessar o Autoatendimento do portal do município ou dirigir-se de forma presencial ao Protocolo Geral, no andar térreo do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201 – Canudos, Novo Hamburgo – RS).
2) Abrir protocolo.
3) A Diretoria de Gestão Tributária – DGT analisa o pedido.
4) Passa pela decisão do Diretor DGT. Caso seja deferido, o débito é baixado. Se indeferido, o contribuinte é notificado da decisão.
5) Ouvidoria - Informação e Pesquisa de Satisfação.
Formas de acesso:
- ON-LINE:
Pelo portal do município acessando o Autoatendimento - Abertura de Protocolo.
Clicar na opção Acessar.
Abrir o protocolo selecionando o Assunto: “SEMFAZ – DÍVIDA ATIVA” e Subassunto: “BAIXA DE DÉBITOS”.
Obs: Caso não tenha permissão para abrir protocolos, solicitar acesso clicando no botão ‘CADASTRE-SE’.
Selecionar o tipo de acesso (Serviços do Portal do Cidadão, Cartórios e Tabelionatos ou Serviços para Corretores de Imóveis) e clicar no botão ‘Confirmar’.
O solicitante irá receber na sua caixa de entrada um e-mail com um link no qual deverá clicar para confirmar.
O solicitante deve aguardar o recebimento de e-mail confirmando a liberação de acesso após a análise da Prefeitura.
- PRESENCIAL: no Protocolo Geral do Centro Administrativo Leopoldo Petry, andar térreo (Rua Guia Lopes, 4201 – Canudos, Novo Hamburgo – RS).
Atendimento:
- On-line: 24 horas
- Presencial: de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h
Previsão de prazo para prestação do serviço:
De acordo com o cronograma de atividades e demandas do setor.
Acompanhamento:
- O acompanhamento do protocolo poderá ser feito on-line pelo portal do município acessando o Autoatendimento – Consulta de Protocolo.
- INFORMAÇÕES PELOS TELEFONES: 156 / (051)3097-9400 / (051)3097-9401 / (051)3594-9999
Custo do Serviço:
Gratuito
Validade:
Não possui validade
Setor responsável pelo serviço:
Diretoria de Gestão Tributária - DGT
Contatos:
- INFORMAÇÕES PELOS TELEFONES: 156 / (051)3097-9400 / (051)3097-9401 / (051)3594-9999
Prioridade de atendimento:
Ordem de entrada dos protocolos
Serviço para:
Cidadão e Empresa
Outras informações:
Não se aplica