Alteração de endereço de entrega do carnê de IPTU

Publicado em 17/08/2018 - Editado em 03/07/2023

Permite solicitar a alteração do endereço de entrega do carnê de IPTU (documento físico).

Requisitos/ documentos:

  • Ter acesso ao Portal do Cidadão, caso a solicitação seja pelo Autoatendimento do Portal do Cidadão;

  • Possuir login/senha para abertura de protocolos, caso a solicitação seja pelo Autoatendimento do Portal do Cidadão.

Informações/ documentos obrigatórios:

  • Informar o número do cadastro de IPTU (DIC);
  • Informar o novo endereço de entrega (com CEP).

Principais etapas do serviço:

1) Abrir protocolo acessando o Autoatendimento do Portal do Cidadão – opção “Abertura de Protocolo” ou dirigir-se de forma presencial ao setor de Cadastro Digital, no 3° andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201 – Canudos, Novo Hamburgo – RS).
       
2) Pelo Autoatendimento do Portal do Cidadão – Abertura de Protocolo, selecione:
Assunto: SEMFAZ – TRIBUTOS IMOBILIÁRIOS - IPTU
Subassunto: Alteração de Endereço de Entrega do Carne de IPTU

3) O setor de Cadastro Digital analisa a solicitação e faz a alteração conforme dados informados pelo cidadão. É enviado e-mail automático informando da conclusão do protocolo, podendo ser consultado o parecer final pelo link enviado.

Formas de acesso:

  • Abertura de protocolo on-line, pelo Autoatendimento do Portal do Cidadão – opção “Abertura de Protocolo”, selecione:

         Assunto: SEMFAZ – TRIBUTOS IMOBILIÁRIOS - IPTU
         Subassunto: Alteração de Endereço de Entrega do Carne de IPTU

  • Presencial: no setor de Cadastro Digital do Centro Administrativo Leopoldo Petry, 3° andar (Rua Guia Lopes, 4201 – Canudos, Novo Hamburgo – RS).

Atendimento:

  • A abertura do protocolo pode ser feita 24 horas mas o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h.
  • Presencial: de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h.

Previsão de prazo para prestação do serviço:

  • Conforme demandas do setor

Acompanhamento:

  • O acompanhamento do protocolo poderá ser feito on-line pelo Autoatendimento do Portal do Cidadão – opção "Consulta de Protocolo".
  • Telefones: 156 / (051)3097-9400 / (051)3097-9401

Custo do Serviço:
Gratuito

Validade:
Não se aplica

Setor responsável pelo serviço:
SEDUH - setor de Cadastro Digital

Contatos:

  • Telefones: 156 / (051)3097-9400 / (051)3097-9401 / (051)3594-9999

Prioridade de atendimento:
Ordem de entrada dos protocolos

Serviço para:
Cidadão

Outras informações: