Workshop debate a governança da informação na gestão pública

Workshop debate a governança da informação na gestão pública

Publicado em 19/06/2019 - Editado em 26/06/2019
Secretário Roberto Jungthon destacou a disponibilidade da comunidade em debater e buscar soluções na área de segurança com base em dados científicos
Crédito
Tatiane Brandão

A quarta-feira fria e chuvosa reuniu estudantes, autoridades, servidores de Novo Hamburgo e da região, além de integrantes da Brigada Militar e Polícia Civil do Vale do Sinos, para debater sobre governança da informação na gestão pública. A segunda edição do Workshop, promovido em parceria entre a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH) e a Feevale, dentro do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), ocorreu no Prédio Lilás da Universidade e abordou assuntos como o empoderamento da informação para ações de políticas públicas, justiça e informação na mediação e resolução de conflitos, além de inovação da gestão pública com novas ferramentas tecnológicas.

Conforme a supervisora da Assessoria de Inovação e Transferência de Tecnologia da Feevale, Manuela Bruxel, que abriu o evento representando o reitor Cleber Prodanov, a ideia com a troca de informações e discussões é tornar Novo Hamburgo uma referência em gestão pública e em análise de dados com foco na prevenção à violência. “Que a gente consiga transformar esses dados em planejamento estratégico para o combate à violência e criminalidade”, disse ela, passando a palavra para o secretário de Segurança de Novo Hamburgo, general Roberto Jungthon, que ressaltou a importância da disponibilidade de todos em participar deste projeto.

“Quem sabe mais importante do que os conteúdos apresentados aqui, é saber que a comunidade está disposta a debater e buscar soluções para que nossa região trabalhe contra a violência, buscando a melhor forma de prevenção com base em dados científicos e tentando mudar a realidade atual”, disse o secretário. Ainda conforme ele, este trabalho permitirá também a realização de um mapeamento das vulnerabilidades e necessidades desse público a partir da inovação da gestão pública com novas ferramentas tecnológicas. Baseado nisso, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Novo Hamburgo, Roberta Gomes de Oliveira, abordou o tema empoderamento da informação para políticas públicas.

Palestraram ainda a psicóloga representante do Foro Central de Porto Alegre, Ivete Machado Vargas, que falou sobre Justiça e informação na mediação e resolução de conflitos; o oficial da inteligência da ABIN, Sérgio Malta, que abordou a governança estratégica da informação; e a representante do Observatório de Segurança de Novo Hamburgo, Claudete de Souza, que falou sobre a importância da intersetorialidade para os projetos públicos.

Também participaram do evento o secretário de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo, Roberto Daniel Bota, e representantes da Guarda Municipal, Defesa Civil e delegacias da região.

Galeria da notícia