Webconferência aproxima Rede Municipal de Ensino

Na tarde de quarta-feira, 22 de abril, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo promoveu mais uma webconferência com profissionais das escolas municipais. O encontro virtual, organizado pela secretária de Educação, Maristela Guasselli juntamente com assessores pedagógicos da SMED, reuniu cerca de 120 profissionais entre diretores, coordenadores de espaços pedagógicos e equipe da secretaria. “Somos gestores e, neste momento em que enfrentemos o desconhecido, precisamos encontrar soluções possíveis. Seguimos trabalhando juntos, mesmo a distância, em busca de uma educação pública de qualidade para todos”, ressaltou Maristela.
Durante o encontro, foram abordadas questões administrativas relativas à quarentena, período em que as escolas permanecem fechadas em virtude do combate ao coronavírus. Na reunião, os diretores também compartilharam ações que as escolas municipais estão realizando com seus professores e a comunidade, especialmente acolhendo e auxiliando os estudantes e famílias por meio das redes sociais. “Nosso papel agora é acalmar e orientar a comunidade, mostrar que é momento de aprender outras coisas também”, comentou a diretora da EMEF Profa. Adolfina Diefenthaler, Andréa Zimmer.
Formação continuada
Enquanto a orientação é de que o isolamento social permaneça, a tecnologia tem sido importante aliada na realização de ações da Rede Municipal de Ensino. Além do contato com a comunidade por meio de redes sociais, as escolas contam com ferramentas disponibilizadas pelo Google for Education, recurso utilizado pela SMED desde 2018. Por meio desta tecnologia, a SMED organizou a proposta “Reflexões e aproximações em tempos de quarentena”, que reúne as equipes diretivas e é extensiva aos professores.