Voluntários do Curso de Capacitação de Justiça Restaurativa se formam dia 1º de novembro

O Curso de Capacitação de Justiça Restaurativa promoveu o último encontro da atividade na última sexta-feira, 18. O treinamento, realizado pelo Programa Municipal de Pacificação Restaurativa, o “Restaura NH”, vinculado à Secretaria de Segurança, teve como sede a Base para Ações Comunitárias Integradas (BACI), antigo Pronasci, no bairro Santo Afonso. Cerca de 100 voluntários de diversos segmentos da sociedade, divididos em quatro turmas, foram capacitados para trabalharem voluntariamente nas redes de pacificação no município.
A formatura dos voluntários será junto ao 1º Seminário Justiça Restaurativa de Novo Hamburgo “Restaura NH”, que será realizado no próximo dia 1º de novembro, no auditório Lilás da Universidade Feevale.
De acordo com a coordenadora do curso, Beatriz Pontes Ferreira da Rosa, o processo de justiça restaurativa, com o grupo de voluntários, servirá para mediar os conflitos nas escolas do município, em um projeto-piloto, que está sendo iniciado no bairro Santo Afonso.
O objetivo da qualificação, que foi voltada para servidores e a comunidade em geral, é formar os participantes do curso como facilitadores de Círculos de Construção de Paz Não-Conflitivos, tais como: círculos de diálogo (sensibilização), de fortalecimento de vínculos familiares, de fortalecimento de equipes de trabalho, de construção de senso de comunidade. Através de instrumentalização e disponibilização de ferramentas metodológicas, os facilitadores poderão atuar em atividades pedagógicas, na prevenção de conflitos e na identificação de oportunidades de aplicação de Círculos em suas atividades cotidianas.
O diretor de Programas de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança, Mauro José da Silva, destacou que a técnica da Justiça Restaurativa dialoga diretamente com um dos pilares da pasta, que é a prevenção à violência junto aos jovens do município. “Este programa estabelece relação, além do projeto-piloto nas escolas, também, sendo executado pela Guarda Municipal, no Escola Mais Segura”, frisou.
A execução do Restaura NH é uma parceria Prefeitura Municipal e a Comarca de Novo Hamburgo. O Núcleo de Justiça Restaurativa, implementado a partir do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa, está sediado na Rua Buenos Aires, 217, no bairro Santo Afonso. Mais informações ser adquiridas no telefone 3097-1221.