Viva Praça: Boa Vista recebe atrações culturais
A tradicional Praça do Boa Vista, em Novo Hamburgo, recebeu centenas de visitantes ao sediar a segunda edição do Viva Praça, no domingo, 6 de novembro. O projeto, que busca a ocupação de espaços públicos, com a realização de atividades culturais destinadas à comunidade, tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), e é realizado pela Casa de Cultura da Terra e pela Produtora Imago, com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura, do Governo Estadual.
Recheado de atrações culturais, o evento iniciou com o show do grupo de música tradicionalista Pulperia, e seguiu ao longo do dia com apresentações de diferentes gêneros. Ocupando grande parte da praça, diversas tendas com feiras de artesanato e artes, gastronomia e cervejas artesanais, completavam as opções do público presente. A artesã Lea Marileda Jacobs, 56 anos, participou do Viva Praça expondo seus artesanatos e ensinando bordado aos interessados. “Esse evento é maravilhoso. Uma ótima oportunidade de ocupar a praça e de passar um tempo com a família e com os amigos”, afirmou. “Estou feliz em fazer parte”, completou.
Outro expositor do evento era Marcelo Porto Sperb, 23 anos. O artista hamburguense expôs seus quadros pela primeira vez em um espaço aberto. “É muito diferente de expor em um salão ou galeria, a infraestrutura é precária, mas o contato, a proximidade com o público e com outras atrações compensam”, explicou. “Espero que este tipo de evento se amplie, e que cada vez mais os artistas participem”, desejou Sperb.
Assim como os participantes das feiras, o público que prestigiou o evento também elogiou a iniciativa. A professora Maria Lucia Marubin, 48 anos, visitou o Viva Praça na companhia da cadelinha Belinha. “Achei o evento ótimo. Um amigo meu que está expondo me convidou e não pude deixar de passar por aqui. Trouxe cadeira e pretendo passar a tarde”, afirmou.